Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55667

TitleCompetências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem
Author(s)Martins, Inês
Carvalho, Graça Simões de
Nunes, Cristiane Lima
KeywordsProcessamento auditivo
Dificuldades de aprendizagem
Issue date2018
CitationMartins, I., Carvalho, G.S. & Nunes, C.L. (2018). Competências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem (Resumo). In: SPS-SPP & SpeCAn (Org.) Proceedings of the 2nd International Conference on Childhood and Adolescence. Lisboa: Eventqualia, Lda, p.343-344.
Abstract(s)De acordo com Iliadou et al. (2009), crianças com Perturbação da Aprendizagem apresentam uma prevalência de cerca de 30% a 50% de apresentarem alterações no PA (Oliveira, Cardoso, & Capellini, 2011). Apesar da literatura defender a existência de uma relação entre alguns processos cognitivo-linguísticos e o Processamento Auditivo (PA ), cujo desenvolvimento ocorre em simultâneo, e do seu impacto na aprendizagem, a sua relação não é clara (Prando, Pawloski, Fachel, Misorelli, & Fonseca, 2010). Desta forma, surge a necessidade de colmatar essa lacuna através da realização de um estudo quantitativo estatístico e inferencial. O estudo pretende avaliar as competências auditivas e cognitivo-linguíaticas e verificar o seu impacto e relação com a aprendizagem, através dos seguintes objetivos: 1) traduzir e validar de um questionário auditivo; 2) avaliar as respostas auditivas; 3) adaptar e validar um protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísti s; 4) avaliar os processos cognitivo-linguísticos; 5) comparar as competências auditivas com as competências cognitivo-linguísticas; 6) identificar as respostas auditivas e cognitivo-linguísticas. A amostra será constituída por 150 crianças (30 por ano escolar - 1º ao 5º ano). Todas as crianças serão sujeitas à avaliação cognitivo-linguística, para validação do instrumento, mas apenas 10, por ano escolar, serão sujeitas à avaliação do Processamento Auditivo (PA), para comparação com o desenvolvimento cognitivo-linguístico. Na avaliação do PA serão utilizados: protocolo de rastreio auditivo (Nunes, 2015) e protocolo de análise informal de competências auditivas (Nunes, & Capellini, 2017 – lançamento em 2018). Os pais/professores das 150 crianças terão que preencher um questionário auditivo (O’Hara, 2015). Dada a importância das competências auditivas na aprendizagem, torna-se pertinente incluir a avaliação do PA em crianças de idade escolar e verificar a sua relação com as dificuldades de aprendizagem. A análise dos dados dessa avaliação contribuirá para a realização de diagnósticos mais precisos e para a delineação de estratégias de intervenção, contribuindo para a redução do impacto dessas dificuldades na aprendizagem.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55667
ISBN978-989-54102-0-2
Publisher versionfile:///C:/Users/Gra%C3%A7a%20Carvalho/Downloads/ATA_ICCA_2018%20(2).pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICCA-CompAuditivas.pdf7,16 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID