Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55667

TítuloCompetências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem
Autor(es)Martins, Inês
Carvalho, Graça Simões de
Nunes, Cristiane Lima
Palavras-chaveProcessamento auditivo
Dificuldades de aprendizagem
Data2018
CitaçãoMartins, I., Carvalho, G.S. & Nunes, C.L. (2018). Competências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem (Resumo). In: SPS-SPP & SpeCAn (Org.) Proceedings of the 2nd International Conference on Childhood and Adolescence. Lisboa: Eventqualia, Lda, p.343-344.
Resumo(s)De acordo com Iliadou et al. (2009), crianças com Perturbação da Aprendizagem apresentam uma prevalência de cerca de 30% a 50% de apresentarem alterações no PA (Oliveira, Cardoso, & Capellini, 2011). Apesar da literatura defender a existência de uma relação entre alguns processos cognitivo-linguísticos e o Processamento Auditivo (PA ), cujo desenvolvimento ocorre em simultâneo, e do seu impacto na aprendizagem, a sua relação não é clara (Prando, Pawloski, Fachel, Misorelli, & Fonseca, 2010). Desta forma, surge a necessidade de colmatar essa lacuna através da realização de um estudo quantitativo estatístico e inferencial. O estudo pretende avaliar as competências auditivas e cognitivo-linguíaticas e verificar o seu impacto e relação com a aprendizagem, através dos seguintes objetivos: 1) traduzir e validar de um questionário auditivo; 2) avaliar as respostas auditivas; 3) adaptar e validar um protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísti s; 4) avaliar os processos cognitivo-linguísticos; 5) comparar as competências auditivas com as competências cognitivo-linguísticas; 6) identificar as respostas auditivas e cognitivo-linguísticas. A amostra será constituída por 150 crianças (30 por ano escolar - 1º ao 5º ano). Todas as crianças serão sujeitas à avaliação cognitivo-linguística, para validação do instrumento, mas apenas 10, por ano escolar, serão sujeitas à avaliação do Processamento Auditivo (PA), para comparação com o desenvolvimento cognitivo-linguístico. Na avaliação do PA serão utilizados: protocolo de rastreio auditivo (Nunes, 2015) e protocolo de análise informal de competências auditivas (Nunes, & Capellini, 2017 – lançamento em 2018). Os pais/professores das 150 crianças terão que preencher um questionário auditivo (O’Hara, 2015). Dada a importância das competências auditivas na aprendizagem, torna-se pertinente incluir a avaliação do PA em crianças de idade escolar e verificar a sua relação com as dificuldades de aprendizagem. A análise dos dados dessa avaliação contribuirá para a realização de diagnósticos mais precisos e para a delineação de estratégias de intervenção, contribuindo para a redução do impacto dessas dificuldades na aprendizagem.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55667
ISBN978-989-54102-0-2
Versão da editorafile:///C:/Users/Gra%C3%A7a%20Carvalho/Downloads/ATA_ICCA_2018%20(2).pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICCA-CompAuditivas.pdf7,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID