Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54913
Título: | Estereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do ensino básico português |
Outro(s) título(s): | Social stereotypes in the voice of children: an analysis of school books of the portuguese basic education |
Autor(es): | Castro, Teresa Ramos, Rui Lima |
Palavras-chave: | Análise do discurso Criança Manual escolar Estereótipo social Discourse analysis Child School handbook Social stereotype |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP) |
Revista: | Educação e Pesquisa |
Citação: | CASTRO, T.; RAMOS, R. (2018). Estereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do Ensino Básico português. Educação e pesquisa, 44, pp. 1-16 |
Resumo(s): | O presente estudo inscreve-se no domínio abrangente dos Estudos da Criança
e analisa um conjunto de textos de manuais/livros escolares usados no sistema de
ensino português (4º ano de escolaridade, do Ensino Básico), pretendendo revelar as
representações que estes constroem das crianças e da infância, através dos mecanismos
de atribuição de voz às crianças, bem como a forma como essas representações são
apresentadas às crianças-leitoras, influenciando seus modos de ser, pensar e agir. Para
o efeito, confere especial relevo à materialidade linguística e às questões enunciativas,
no quadro específico da análise do discurso, recebendo também contributos das teorias
da enunciação, da análise textual, da pragmática, do interacionismo sociodiscursivo e,
como não podia deixar de ser, num estudo ligado às crianças, da sociologia da infância.
Conclui que as crianças representadas nos textos são indivíduos desprovidos de voz e
de poder: consumidores, mas não coprodutores de cultura. As crianças-personagens
surgem submissas aos poderes instituídos e quase nunca apresentam a sua opinião
sobre os assuntos que lhes dizem respeito. Limitam-se a seguir as regras e a obedecer a
quem tem o poder de exercer a autoridade e os castigos. Os textos surgem configurados
dominantemente como de conformação e não de questionamento. The present study fits in the general field of Child Studies. It analyses a set of selected texts from school handbooks and textbooks used by the Portuguese Education System (4th grade of elementary school). It aims at revealing the representations that these texts make of children and childhood, through giving voice to children, as well as the way these representations are presented to the reading children, influencing their ways of being, thinking and acting. For that purpose, it grants special importance to linguistic materiality and to enunciation, within the framework of discourse analysis. It also takes contributions from the theories of enunciation, textual analysis, pragmatics, socio-discursive interactionism and sociology of childhood. This study concludes that children represented in these texts are portrayed as deprived of voice and power: they are consumers but not co-producers of culture. The child characters are depicted as submissive to the instituted powers and almost never express their opinion about the matters concerning them. In addition, they simply follow the rules and obey to those who have the power to enforce authority and punishments. These texts are mainly configured as texts of resignation, not of questioning. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54913 |
DOI: | 10.1590/S1678-4634201844175628 |
ISSN: | 1678-4634 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-44-e175628.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Castro e Ramos 2018.pdf | 233,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons