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TítuloEstereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do ensino básico português
Outro(s) título(s)Social stereotypes in the voice of children: an analysis of school books of the portuguese basic education
Autor(es)Castro, Teresa
Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveAnálise do discurso
Criança
Manual escolar
Estereótipo social
Discourse analysis
Child
School handbook
Social stereotype
Data2018
EditoraUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)
RevistaEducação e Pesquisa
CitaçãoCASTRO, T.; RAMOS, R. (2018). Estereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do Ensino Básico português. Educação e pesquisa, 44, pp. 1-16
Resumo(s)O presente estudo inscreve-se no domínio abrangente dos Estudos da Criança e analisa um conjunto de textos de manuais/livros escolares usados no sistema de ensino português (4º ano de escolaridade, do Ensino Básico), pretendendo revelar as representações que estes constroem das crianças e da infância, através dos mecanismos de atribuição de voz às crianças, bem como a forma como essas representações são apresentadas às crianças-leitoras, influenciando seus modos de ser, pensar e agir. Para o efeito, confere especial relevo à materialidade linguística e às questões enunciativas, no quadro específico da análise do discurso, recebendo também contributos das teorias da enunciação, da análise textual, da pragmática, do interacionismo sociodiscursivo e, como não podia deixar de ser, num estudo ligado às crianças, da sociologia da infância. Conclui que as crianças representadas nos textos são indivíduos desprovidos de voz e de poder: consumidores, mas não coprodutores de cultura. As crianças-personagens surgem submissas aos poderes instituídos e quase nunca apresentam a sua opinião sobre os assuntos que lhes dizem respeito. Limitam-se a seguir as regras e a obedecer a quem tem o poder de exercer a autoridade e os castigos. Os textos surgem configurados dominantemente como de conformação e não de questionamento.
The present study fits in the general field of Child Studies. It analyses a set of selected texts from school handbooks and textbooks used by the Portuguese Education System (4th grade of elementary school). It aims at revealing the representations that these texts make of children and childhood, through giving voice to children, as well as the way these representations are presented to the reading children, influencing their ways of being, thinking and acting. For that purpose, it grants special importance to linguistic materiality and to enunciation, within the framework of discourse analysis. It also takes contributions from the theories of enunciation, textual analysis, pragmatics, socio-discursive interactionism and sociology of childhood. This study concludes that children represented in these texts are portrayed as deprived of voice and power: they are consumers but not co-producers of culture. The child characters are depicted as submissive to the instituted powers and almost never express their opinion about the matters concerning them. In addition, they simply follow the rules and obey to those who have the power to enforce authority and punishments. These texts are mainly configured as texts of resignation, not of questioning.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54913
DOI10.1590/S1678-4634201844175628
ISSN1678-4634
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-44-e175628.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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