Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54696

TítuloA mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social
Outro(s) título(s)The educational mediation as a strategy of social inclusion of public in a situation of vulnerability and social risk
Autor(es)Rodrigues, Liliana Alexandra Oliveira
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveMediação educacional
Vulnerabilidade social
Competências sociais
Educational mediation
Social vulnerability
Social skills
Data2017
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito do estágio académico de natureza profissionalizante do Mestrado em Educação, Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. Esta intervenção/investigação foi realizada entre outubro de 2016 e junho de 2017 numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Braga, mais concretamente na resposta social da Cantina Social. A sua finalidade visa contribuir para a inclusão social dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social tendo como objetivos de intervenção criar condições que facilitem uma rede ativa de aprendizagem e empoderamento pessoais e sociais, proporcionar aos beneficiários da Cantina Social atendimento individualizado e/ou em grupo de gestão positiva de conflitos e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para este trabalho de intervenção/investigação elegemos a Mediação Educacional como área a privilegiar colocando como ponto de partida a seguinte questão: de que forma pode a Mediação Educacional contribuir para a inclusão social dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social? O trabalho desenvolveu-se predominantemente num paradigma de investigação qualitativo assente na metodologia de investigação-ação que nos permitiu explorar a realidade com sistematicidade, visando a transformação dos contextos e das pessoas, através do pensamento crítico, não se limitando apenas ao campo teórico, mas havendo uma articulação entre teoria e prática. Ao nível do impacto das atividades do estágio podemos concluir que em contextos de risco e de exclusão social é importante a intervenção dos mediadores na promoção de um empoderamento pessoal e social das populações em situações desfavoráveis, pois conseguimos desenvolver capacidades, atitudes e competências, promovendo assim o autoconhecimento dos participantes e a sua integração na comunidade.
This report is a part of my vocational internship of a Masters in Education, with a Specialization in Educational Mediation and Training Supervision. This intervention / investigation was carried out between October 2016 and June 2017 in a Private Institution of Social Solidarity in Braga, in the so called Social Canteen. Its purpose is to contribute to the social inclusion of individuals and families in need, that is, in a situation of social vulnerability, aiming at creating conditions that can facilitate an active network of personal and social learning and empowerment, to provide individual and/or group care as well as positive conflict management and promote the development of personal and social skills. We have chosen the Educational Mediation as an area to be favored to carry out this intervention/investigation, by placing as a starting point the following question: how can Educational Mediation contribute to the social inclusion of individuals and families in a situation of vulnerability and social risk? Our work involved mainly a qualitative research paradigm based on the action-research methodology that allowed us to explore reality with systematicity, aiming at the transformation of contexts and people, through critical thinking, not limited to the theoretical field, but showing an articulation between theory and practice. At the level of the impact of the internship activities, we can conclude that in a context of risk and social exclusion it is important the intervention of mediators in the promotion of personal and social empowerment of the populations living in unfavorable situations through the development of capacities, attitudes and competences thus promoting the self-knowledge of the participants in the project and their integration into the community.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54696
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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