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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.contributor.authorRodrigues, Liliana Alexandra Oliveirapor
dc.date.accessioned2018-05-08T09:22:15Z-
dc.date.available2018-05-08T09:22:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54696-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)por
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do estágio académico de natureza profissionalizante do Mestrado em Educação, Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. Esta intervenção/investigação foi realizada entre outubro de 2016 e junho de 2017 numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Braga, mais concretamente na resposta social da Cantina Social. A sua finalidade visa contribuir para a inclusão social dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social tendo como objetivos de intervenção criar condições que facilitem uma rede ativa de aprendizagem e empoderamento pessoais e sociais, proporcionar aos beneficiários da Cantina Social atendimento individualizado e/ou em grupo de gestão positiva de conflitos e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para este trabalho de intervenção/investigação elegemos a Mediação Educacional como área a privilegiar colocando como ponto de partida a seguinte questão: de que forma pode a Mediação Educacional contribuir para a inclusão social dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social? O trabalho desenvolveu-se predominantemente num paradigma de investigação qualitativo assente na metodologia de investigação-ação que nos permitiu explorar a realidade com sistematicidade, visando a transformação dos contextos e das pessoas, através do pensamento crítico, não se limitando apenas ao campo teórico, mas havendo uma articulação entre teoria e prática. Ao nível do impacto das atividades do estágio podemos concluir que em contextos de risco e de exclusão social é importante a intervenção dos mediadores na promoção de um empoderamento pessoal e social das populações em situações desfavoráveis, pois conseguimos desenvolver capacidades, atitudes e competências, promovendo assim o autoconhecimento dos participantes e a sua integração na comunidade.por
dc.description.abstractThis report is a part of my vocational internship of a Masters in Education, with a Specialization in Educational Mediation and Training Supervision. This intervention / investigation was carried out between October 2016 and June 2017 in a Private Institution of Social Solidarity in Braga, in the so called Social Canteen. Its purpose is to contribute to the social inclusion of individuals and families in need, that is, in a situation of social vulnerability, aiming at creating conditions that can facilitate an active network of personal and social learning and empowerment, to provide individual and/or group care as well as positive conflict management and promote the development of personal and social skills. We have chosen the Educational Mediation as an area to be favored to carry out this intervention/investigation, by placing as a starting point the following question: how can Educational Mediation contribute to the social inclusion of individuals and families in a situation of vulnerability and social risk? Our work involved mainly a qualitative research paradigm based on the action-research methodology that allowed us to explore reality with systematicity, aiming at the transformation of contexts and people, through critical thinking, not limited to the theoretical field, but showing an articulation between theory and practice. At the level of the impact of the internship activities, we can conclude that in a context of risk and social exclusion it is important the intervention of mediators in the promotion of personal and social empowerment of the populations living in unfavorable situations through the development of capacities, attitudes and competences thus promoting the self-knowledge of the participants in the project and their integration into the community.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMediação educacionalpor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectCompetências sociaispor
dc.subjectEducational mediationpor
dc.subjectSocial vulnerabilitypor
dc.subjectSocial skillspor
dc.titleA mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco socialpor
dc.title.alternativeThe educational mediation as a strategy of social inclusion of public in a situation of vulnerability and social riskpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201850974por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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