Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54635
Título: | Leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação |
Outro(s) título(s): | Reading, construction and interpretation of statistical graphs in mathematical modeling projects that use information and communication technologies |
Autor(es): | Diniz, Leandro do Nascimento |
Orientador(es): | Fernandes, José António |
Palavras-chave: | Educação Estatística Etnomatemática Tecnologias Digitais Conhecimentos Reflexivos Feira de Matemática Statistics Education Ethnomathematics Digital Technologies Reflexive Knowledge Mathematics Fair |
Data: | 23-Mar-2017 |
Resumo(s): | Este estudo tem como principal objetivo analisar a leitura, construção e interpretação de
gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC). Assim, para investigar a sinergia entre modelagem
matemática, Educação Estatística (EE) e TIC, este estudo apresenta três questões de
investigação: (1) Quais gráficos estatísticos os alunos constroem em projetos de modelagem
matemática com uso das TIC? Qual é o seu nível de complexidade semiótica? (2) Que níveis de
compreensão dos gráficos estatísticos exibem os alunos na sua leitura e interpretação? (3) Que
conhecimentos reflexivos os alunos mobilizam para a leitura, interpretação e construção de
gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso das TIC?
A investigação possui algumas relevâncias, como a continuidade de investigação realizada
no mestrado pelo investigador, em que analisou o papel das TIC nos projetos de modelagem
matemática, além do interesse, como docente, nestas subáreas da Educação Matemática. Além
disso, há estudos que apontam a necessidade de novas investigações sobre gráficos estatísticos
e poucos estudos que aprofundem as reflexões sobre a sinergia entre gráficos estatísticos,
modelagem matemática e TIC na Educação Matemática.
O presente estudo é de natureza qualitativa e foi realizado em um colégio técnico de nível
médio, a partir da realização de projetos de modelagem matemática, com tema central
Agricultura Familiar e subtemas escolhidos pelos alunos, reunidos em grupos. Eles estudavam
nos cursos de Agroindústria, Agropecuária, Enfermagem e Zootecnia. No desenvolvimento dos
projetos, tiveram acesso às TIC para coleta de dados e para construção dos gráficos estatísticos.
Observações, documentos e entrevistas foram os procedimentos de coleta de dados
utilizados. As observações foram realizadas nas aulas de Matemática e na I Feira de Matemática
do colégio, que culminou com as apresentações orais. Os documentos são as versões dos
relatórios dos projetos de modelagem matemática e o banner que os alunos apresentaram na
feira. Por fim, uma entrevista com cada grupo de alunos foi realizada.
Sete projetos de modelagem matemática foram selecionados e apresentados. Os dados
coletados pelos alunos foram organizados em tabelas e eles decidiram os gráficos estatísticos
que foram construídos. Em alguns casos, para a construção dos gráficos foi necessário que os
alunos interpretassem previamente os dados e em outros, a partir da interpretação realizada,
houve a necessidade de reconstruir os gráficos, em um processo de interação entre construção
e interpretação, que é uma contribuição do estudo para a EE. Por fim, gráficos estatísticos foram
coletados na Internet e analisados pelos alunos.
A literatura aponta que os aspectos técnicos da construção são insuficientes para a
interpretação dos gráficos. Assim, aspectos socioculturais também foram mobilizados pelos
alunos, como seus conhecimentos sobre o tema. O estudo apontou que os conhecimentos
etnomatemáticos também são um aspecto sociocultural. Com isso, coletivos compostos por
alunos, professores, oralidade, escrita e TIC produziram conhecimentos coflexivos, ou seja,
coletivos e reflexivos, que se aliaram aos conhecimentos matemáticos e tecnológicos. The objective of this study is to analyze the reading, construction and interpretation of statistical graphs in mathematical modeling projects that use Information and Communication Technologies (ICT). To investigate the synergy between mathematical modeling, statistics education and TIC, this study focused on three questions: 1) What statistical graphs do students create in mathematical modeling projects that use ICT and what is the level of semiotic complexity of the graphs? 2) What level of understanding of the statistical graphs do the students show in their reading and interpretation? 3) What reflexive knowledge do the students mobilize to read, interpret and construct statistical graphs in mathematical modeling projects that use ICT? The study is a continuation of the author´s masters research on the role of ICT in mathematical modeling projects, which is a sub-area of mathematics education of interest to him as a professor. Studies point to the need for new research on statistical graphs, and few studies have focused on the synergy between statistical graphics, mathematical modeling and ICT in mathematics education. The study was carried out using a qualitative research approach in a technical high school. It was based on mathematical modeling projects on the theme of family farming and subthemes chosen by groups of students from agroindustry, agriculture and livestock, nursing and zootechology. During the development of the projects, the students had access to ICT to collect the data and create statistical graphs. Observations, documents and interviews were the data collection procedures used. The observations were conducted in the mathematics classes and the first Mathematics Fair at the high school where the students made oral presentations of their projects. The documents included the versions of the mathematics modeling project reports and the banner the students presented at the fair. Finally, each group of students was interviewed. Seven mathematical modeling projects were selected and presented. The data collected by the students were organized in tables and they decided which statistical graphs to create. In some cases it was necessary for the students to interpret the data beforehand to create the graphs and in other cases, based on the interpretation, it was necessary to re-do the graphs, in a process of interaction between construction and interpretation, which is a contribution of this study to statistics education. Finally, the students collected statistical graphs from the Internet and analyzed them. The literature points out that technical aspects of construction are insufficient for the interpretation of graphs. Thus, sociocultural aspects were also mobilized by the students, such as their knowledge on the theme. The study showed that ethnomathematical knowledge is also a sociocultural aspect. With this, collectives composed of students, teachers, orality, writing and ICT produced coflexive knowledge, i.e. collective and reflexive, which became allied with the mathematical and technical knowledge. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Educação Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54635 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leandro do Nascimento Diniz.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |