Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53902
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, João | por |
dc.contributor.author | Forjaz, Maria Antónia | por |
dc.contributor.author | Almeida, M. J. | por |
dc.contributor.author | Maciel, Marina | por |
dc.contributor.author | Almeida Aguiar, Cristina | por |
dc.contributor.author | Nobre, Alexandra | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T13:02:59Z | - |
dc.date.available | 2018-04-04T13:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53902 | - |
dc.description.abstract | O croché, a arte de puxar laçadas de fio através de loops com a ajuda de uma agulha em gancho, é uma técnica muito promissora no desenvolvimento de competências e na transmissão de conceitos. Por um lado, permite o aperfeiçoamento da motricidade fina, bem como da flexibilidade de raciocínio e do pensamento lógico. Por outro, viabiliza a construção de modelos tridimensionais manipuláveis, representativos de conceitos em diversas áreas científicas como a Biologia e a Matemática. Talvez o caso mais icónico seja o da criação de modelos físicos de espaços hiperbólicos, avançado pela primeira vez por Daina Taimina, em 1997 (1). É, até hoje, a única técnica capaz de representar, a três dimensões, as propriedades da geometria hiperbólica patente no mundo vivo, por exemplo, no padrão de crescimento dos corais e de diversas plantas. Foi, inspirando-se neste trabalho, que o projecto STOL – Science Through Our Lives, recriou um recife de corais em croché denominado “Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço” (2), numa lógica WIP (Work in Progress), que já pôde ser visto em diversos locais do país e que está associado a uma oficina de carácter hands on. Mais recentemente, a equipa STOL produziu, em croché, modelos de plantas – fractal, por exemplo fetos, que estão a ser usados para transmitir conceitos matemáticos de geometria fractal e auto-semelhança, na oficina ’Matemática das Plantas’ proposta pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) que, a partir do seu património único (3) no centro da cidade, integra estratégias participativas na sua oferta educativa. Recorrendo a uma pedagogia baseada em hands on, surge o questionamento: o que dizem estes crochés curiosos? As metodologias de Aprendizagem Activa no Ensino das Ciências – IBSE (Inquiry Based Science Education) - explicam porque é importante questionar (4). A partir de estruturas naturais do jardim e outros objectos como os produzidos no âmbito desta parceria feliz entre o STOL e o MUHNAC, quer-se levar o participante a questionar aspectos da Matemática e da Biologia. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | SciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Modelos | por |
dc.subject | Croché | por |
dc.title | A biologia e a matemática vistas com as mãos e com os olhos através do croché | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 3 Jun. a 4 Jun. | por |
sdum.event.title | SciCom PT 2014 - Congresso Nacional de Comunicação de Ciência | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Matemáticas | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências Biológicas | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Livro de resumos SciCom PT 2014 | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
livro de resumos.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |