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dc.contributor.authorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.date.accessioned2018-04-03T15:30:38Z-
dc.date.available2018-04-03T15:30:38Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-84-8408-864-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53860-
dc.description.abstractNesta comunicação procura-se apresentar e discutir, através da voz de estagiários de educação de infância, as aprendizagens profissionais construídas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Universidade do Minho em Braga, Portugal. No decurso da PES, os estagiários constroem um portefólio reflexivo a partir das vivências e dos significados atribuídos no quotidiano das práticas em salas de creche e de jardim-de-infância. A análise e interpretação dos portefólios reflexivos, que se apresenta, torna possível conhecer o trajeto das aprendizagens pessoais e profissionais dos estagiários. Segundo Sá- Chaves «o portfólio tem uma função simultaneamente estruturante, organizadora da coerência e uma função reveladora, desocultadora e estimulante nos processos de desenvolvimento pessoais e profissionais» (1998, p. 140) A complexidade da profissão docente e os desafios que a realidade educativa, sempre em transformação envolvem aponta para a necessidade de uma abordagem de formação reflexiva dos professores e educadores, ressaltada a partir dos trabalhos de Schon (1998), e para a emergência de novos instrumentos, como o portefólio reflexivo, capaz de favorecer a articulação entre o conhecimento teórico e o conhecimento que emerge da prática através de processos reflexivos. O portefólio é entendido não apenas como um instrumento que estimula o pensamento reflexivo do professor, mas também como uma oportunidade para documentar, registar e estruturar os procedimentos e a própria aprendizagem (Sá-Chaves, 2000). Ao acompanhar o processo de aprendizagem do futuro educador/professor o portefólio vai mostrando, através das evidências nele incluídas e refletidas, as transformações que vão acontecendo ao nível da sua ação e do seu pensamento, os constrangimentos sentidos, as conquistas e sucessos conseguidos, o seu processo de crescimento pessoal e profissional. O carácter singular que assume cada um destes aspetos no portefólio de cada formando faz dele um documento pessoal e único. (Sá-Chaves, 2000, 2005).por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAndavira Editorapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação de Infânciapor
dc.subjectAprendizagem profissional práticapor
dc.subjectPortefolios reflexivospor
dc.titlePortefólios reflexivos: trajetórias de aprendizagem profissional prática de educadores de infânciapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1627por
oaire.citationEndPage1641por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationXIII Simposium Internacional sobre el Practicum Y las Practicas Externas - Documentar E evaluar la Experiencia de los Estudiantes de practicaspor
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