Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53670

TitleAuto da Barca dos Microrganismos: Barca do Inferno ou Barca da Glória?
Author(s)Montalvão, Ana Patrícia
Nobre, Alexandra
KeywordsMicrorganismos
Comunicação de Ciência
Públicos
Ciência Arte e Humanidades
Issue date2015
PublisherSciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal)
Abstract(s)O termo microrganismo e algumas palavras da sua família e área vocabular, estão muito associados a preconceitos por parte da população em geral. Adicionalmente, a situação não mostra tendência de inversão rápida, até porque muitas das mudanças de mentalidade e de comportamento societal ocorrem a partir da assimilação de conceitos por parte dos mais jovens, que depois os permeabilizam na família e no seu círculo de amigos. E infelizmente, com excepção do ensino secundário (vertente científica), na restante escolaridade obrigatória pouca referência é feita à microbiologia (senso lato). Foi com o objectivo de melhorar o conhecimento sobre os microrganismos e as suas aplicações na saúde, alimentação e ambiente, que se realizou este trabalho no âmbito do Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores, da Escola de Ciências da Universidade do Minho. De forma a despistar a necessidade de intervenção a nível de clarificação de conceitos na “área da microbiologia”, foi aplicado um inquérito por questionário (em duas versões adaptadas a dois níveis de maturidade vocabular), aos alunos do 5o ao 12o ano de escolaridade de 37 turmas da escola. A análise posterior foi consonante com a grande oportunidade de implementação de um plano de sensibilização/ informação da comunidade discente, que se pretendeu alastrar à restante comunidade escolar e à população mais próxima. Das muitas ideias que sugiram, sempre apelativas, muito visuais e potenciadoras de interacção física, foram postas em prática as seguintes: exposição de cartazes infográficos associados à tecnologia QR Code, partilha de histórias de autoria própria com recurso à estratégia storytelling, construção de fichas informativas e dinamização de jogos associados, implementação de actividades hands-on num formato “festival da Microbiologia” e ainda, produção de 5 filmes “1 minuto de Microbiologia” (ideia inspirada no programa de 2009 “1 minuto de Astronomia”) em que se abordam temas de microbiologia aplicada e que podem vir a ser encontrados no YouTube, no Vimeo e no Facebook (plataformas com um papel fulcral na envolvimento de novos públicos). A acção de sensibilização foi avaliada através de métodos de conversa informal, observação participativa (com principal foco na motivação e interactividade dos participantes) e análise da aplicação do inquérito por questionário aos alunos (antes e após a actividade) para comparação dos conhecimentos adquiridos.
TypeconferenceAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53670
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro-de-Resumos_SciComPt2015.pdf3,69 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis