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dc.contributor.authorMontalvão, Ana Patríciapor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.date.accessioned2018-03-28T13:10:47Z-
dc.date.available2018-03-28T13:10:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53670-
dc.description.abstractO termo microrganismo e algumas palavras da sua família e área vocabular, estão muito associados a preconceitos por parte da população em geral. Adicionalmente, a situação não mostra tendência de inversão rápida, até porque muitas das mudanças de mentalidade e de comportamento societal ocorrem a partir da assimilação de conceitos por parte dos mais jovens, que depois os permeabilizam na família e no seu círculo de amigos. E infelizmente, com excepção do ensino secundário (vertente científica), na restante escolaridade obrigatória pouca referência é feita à microbiologia (senso lato). Foi com o objectivo de melhorar o conhecimento sobre os microrganismos e as suas aplicações na saúde, alimentação e ambiente, que se realizou este trabalho no âmbito do Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores, da Escola de Ciências da Universidade do Minho. De forma a despistar a necessidade de intervenção a nível de clarificação de conceitos na “área da microbiologia”, foi aplicado um inquérito por questionário (em duas versões adaptadas a dois níveis de maturidade vocabular), aos alunos do 5o ao 12o ano de escolaridade de 37 turmas da escola. A análise posterior foi consonante com a grande oportunidade de implementação de um plano de sensibilização/ informação da comunidade discente, que se pretendeu alastrar à restante comunidade escolar e à população mais próxima. Das muitas ideias que sugiram, sempre apelativas, muito visuais e potenciadoras de interacção física, foram postas em prática as seguintes: exposição de cartazes infográficos associados à tecnologia QR Code, partilha de histórias de autoria própria com recurso à estratégia storytelling, construção de fichas informativas e dinamização de jogos associados, implementação de actividades hands-on num formato “festival da Microbiologia” e ainda, produção de 5 filmes “1 minuto de Microbiologia” (ideia inspirada no programa de 2009 “1 minuto de Astronomia”) em que se abordam temas de microbiologia aplicada e que podem vir a ser encontrados no YouTube, no Vimeo e no Facebook (plataformas com um papel fulcral na envolvimento de novos públicos). A acção de sensibilização foi avaliada através de métodos de conversa informal, observação participativa (com principal foco na motivação e interactividade dos participantes) e análise da aplicação do inquérito por questionário aos alunos (antes e após a actividade) para comparação dos conhecimentos adquiridos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMicrorganismospor
dc.subjectComunicação de Ciênciapor
dc.subjectPúblicospor
dc.subjectCiência Arte e Humanidadespor
dc.titleAuto da Barca dos Microrganismos: Barca do Inferno ou Barca da Glória?por
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate28 Mai. - 30 Mai.por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationConferencePlaceLagospor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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