Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53651

TítuloPerceções de professores do 3.º ciclo sobre o uso de materiais tecnológicos no ensino de funções
Autor(es)Viseu, Floriano
Fernandes, José António
Palavras-chaveFunções
Materiais tecnológicos
Professores de Matemática
3.º Ciclo do ensino básico
Data2017
Resumo(s)Atualmente o professor tem à sua disposição uma diversidade de materiais tecnológicos, que são vistos pelos vários intervenientes do processo de ensino-aprendizagem como um recurso de grande potencial educativo. Neste contexto, pretendemos averiguar as perceções e usos de materiais tecnológicos de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico, no estudo das funções, a partir de dados recolhidos através de um questionário aplicado a 64 professores. Dos resultados obtidos, salienta-se que os professores se sentem à-vontade em integrar materiais tecnológicos no ensino de funções, procuram tarefas noutras fontes para além do manual escolar e constatam uma maior participação dos alunos. Na utilização destes materiais, a maior parte dos professores usa-os tanto para confirmar resultados antes obtidos com papel e lápis, como para primeira abordagem. Para a maior parte dos professores a utilização dos materiais tecnológicos ajudam a construir e transformar gráficos e a estabelecer traduções entre diferentes representações, desenvolve a capacidade de visualização e desafia os alunos a pensar, o que já não acontece com a capacidade de manipulação simbólica. Na avaliação das aprendizagens, a maioria defende que os alunos devem utilizar os materiais que usam nas aulas nos momentos de avaliação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53651
ISBN978-84-945722-3-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PERCEÇÕES DE PROFESSORES DO 3.º CICLO SOBRE O USO DE MATERIAIS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE FUNÇÕES.pdf60,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID