Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53651
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | por |
dc.contributor.author | Fernandes, José António | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T12:38:38Z | - |
dc.date.available | 2018-03-28T12:38:38Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-84-945722-3-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53651 | - |
dc.description.abstract | Atualmente o professor tem à sua disposição uma diversidade de materiais tecnológicos, que são vistos pelos vários intervenientes do processo de ensino-aprendizagem como um recurso de grande potencial educativo. Neste contexto, pretendemos averiguar as perceções e usos de materiais tecnológicos de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico, no estudo das funções, a partir de dados recolhidos através de um questionário aplicado a 64 professores. Dos resultados obtidos, salienta-se que os professores se sentem à-vontade em integrar materiais tecnológicos no ensino de funções, procuram tarefas noutras fontes para além do manual escolar e constatam uma maior participação dos alunos. Na utilização destes materiais, a maior parte dos professores usa-os tanto para confirmar resultados antes obtidos com papel e lápis, como para primeira abordagem. Para a maior parte dos professores a utilização dos materiais tecnológicos ajudam a construir e transformar gráficos e a estabelecer traduções entre diferentes representações, desenvolve a capacidade de visualização e desafia os alunos a pensar, o que já não acontece com a capacidade de manipulação simbólica. Na avaliação das aprendizagens, a maioria defende que os alunos devem utilizar os materiais que usam nas aulas nos momentos de avaliação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Funções | por |
dc.subject | Materiais tecnológicos | por |
dc.subject | Professores de Matemática | por |
dc.subject | 3.º Ciclo do ensino básico | por |
dc.title | Perceções de professores do 3.º ciclo sobre o uso de materiais tecnológicos no ensino de funções | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 10 - 14 julho 2017 | por |
sdum.event.title | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (VIII CIBEM) | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 98 | por |
oaire.citationEndPage | 106 | por |
oaire.citationConferencePlace | Madrid, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PERCEÇÕES DE PROFESSORES DO 3.º CICLO SOBRE O USO DE MATERIAIS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE FUNÇÕES.pdf | 60,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |