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dc.contributor.authorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.date.accessioned2018-03-28T09:30:33Z-
dc.date.available2018-03-28T09:30:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationParente, C. (2015). Avaliação na educação de infância: Construindo portefólios de aprendizagem. AJ Filho, AF Martins, A. Santos, A. P. Cordeiro, CI Anjos, CR Fonseca-Janes,... T. Sarmento, Educação de Infância: formação, identidades e desenvolvimento profissional, 29-41.por
dc.identifier.isbn978-989-8557-62-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53608-
dc.description.abstractA avaliação é uma componente essencial do processo educacional. A avaliação na educação de infância deve possuir algumas características que assegurem que os procedimentos efetuados tenham em conta a idade e as características desenvolvimentais das crianças, a articulação e integração do currículo e a visão da criança como uma pessoa com competência que participa ativamente na construção do conhecimento (Mallaguzzi, 1999, Oliveira-Formosinho, 2002). Assim, a avaliação na educação de infância distancia-se da conceção de avaliação tradicional, centrada mais nos resultados do que nos processos, subentendendo um novo olhar sobre o modo de conceber a avaliação. Esta compreensão da avaliação pressupõe a apreciação do percurso de aprendizagem da criança através de procedimentos que tenham em conta a atividade do dia-a-dia do jardim-de-infância (McAfee e Leong, 2006), podendo envolver, entre outros, a observação e escuta sistemática da criança a trabalhar e a jogar, a escuta da criança quando descreve as suas realizações revelando o seu pensamento, a observação das estratégias que usa para a resolução de problemas, a documentação da aprendizagem da criança através de procedimentos diversos, etc. É competência do educador de infância não apenas construir e gerir o currículo mas, também, definir e desenvolver um sistema de avaliação compreensivo, coerente com as conceções de educação, com a imagem de criança e de ensino e aprendizagem em que acredita. Em Portugal tem-se vindo a assistir a uma trajetória de mudança desde o não reconhecimento da relevância da avaliação para a educação de infância (Parente, 2004) até ao reconhecimento da avaliação como uma competência integral do trabalho do educador/professor e como um dispositivo para melhorar a qualidade e a equidade da educação (Cardona e Guimarães, 2012; OECD, 2012). Contudo desafios consideráveis continuam a existir no âmbito da avaliação na educação de infância, nomeadamente a necessidade de clarificação do conceito e da perspetiva de avaliação formativa assumida como prioridade e prática efetiva, a explicitação da coerência com os princípios de uma abordagem curricular de cariz construtivista centrada na criança competente que se envolve ativamente na construção de conhecimento e, ainda, a identificação de estratégias e procedimentos consistentes com as opções tomadas pelos educadores. É com este enquadramento que a formação em contexto se apresentou como uma oportunidade para promover o desenvolvimento profissional da educadora participante no estudo e para a criação de um contexto educativo de mais qualidade para favorecer as aprendizagens das crianças (Oliveira-Formosinho, 2001).por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDe Facto Editorespor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação de Infânciapor
dc.subjectPortefolios de aprendizagempor
dc.subjectAvaliação para a aprendizagempor
dc.subjectAvaliação na Educação de Infânciapor
dc.titleAvaliação na Educação de Infância: Construindo Portefólios de Aprendizagempor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://defactoeditores.pt/shop/formare/educacao-de-infancia-formacao-identidades-e-desenvolvimento-profissional/por
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage41por
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleEducação de Infância. Formação, Identidades e Desenvolvimento Profissionalpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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Avaliação na Educação de Infância - Construindo Portefolios de Aprendizagem.pdf271 kBAdobe PDFVer/Abrir

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