Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52767

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMandler, Marnei Luispor
dc.contributor.authorAmaral, Aruana dopor
dc.contributor.authorGomes, Alexandrapor
dc.contributor.authorSantos, Luciane Mulazani dospor
dc.date.accessioned2018-03-19T11:36:15Z-
dc.date.available2018-03-19T11:36:15Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationMandler, M., Amaral, A., Gomes, A. & Santos, L. (2016). A epistemologia da Educação Matemática e o conhecimento do professor de Matemática. In Anais do II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Vol. 1. Pp.97-111. (ISSN 2526-0758)por
dc.identifier.issn2526-0758-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52767-
dc.description.abstractEste texto apresenta um trabalho em andamento, desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática e de uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Trata-se de um ensaio teórico pautado na tendência epistemológica da Educação Matemática, com enfoque nos saberes que são necessários para a prática profissional do professor de Matemática da Educação Básica. Com aporte teórico em Shulman e Ball, discorremos sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Ressaltamos que a Epistemologia na Educação traz reflexões a respeito do ensino de matemática, por meio de uma análise que visa a transformar suas metodologias, para que a ação pedagógica do professor deixe de partir de suas próprias vivências enquanto aluno e passe a utilizar os conhecimentos próprios da profissão e a considerar as mudanças ocorridas nos ramos científico e educacional.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), pelo apoio financeiro ao Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Sistemas Aplicados ao Ensino (PEMSA). Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), financiadora portuguesa por meio de Fundos Nacionais; ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cofinanciador por meio do COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - POCI), no âmbito do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Uminho).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEpistemologia da Educação Matemáticapor
dc.subjectConhecimento pedagógico do conteúdopor
dc.subjectConhecimento matemático para o ensinopor
dc.titleA Epistemologia da Educação Matemática e o conhecimento do professor de Matemáticapor
dc.title.alternativeThe Epistemology of Mathematics Education and the knowledge of Math teacherpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/issue/view/482por
oaire.citationStartPage97por
oaire.citationEndPage111por
oaire.citationConferencePlaceJoinville/SC, Brasilpor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalAnais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCApor
sdum.conferencePublicationAnais do II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Colbeduca 2016.pdf332,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID