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https://hdl.handle.net/1822/52423
Título: | Práticas formativas e avaliativas no ensino superior: Um estudo com alunos brasileiros |
Autor(es): | Oliveira, Joeci Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Ensino Superior avaliação, formação ensino-aprendizagem |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | De Oliveira, J. e Flores, M. A. (2017) Práticas formativas e avaliativas no ensino superior: Um estudo com alunos brasileiros, in Flores, M. A.; Moreira, M. A., Oliveira, L. e Mesquita, D. (Orgs) Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho), Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). ISBN 978-972-8952-44-0, pp. 111-116 |
Resumo(s): | O estudo contou com a aplicação do
questionário de Brown & Remesal (2012) validado e aplicado no contexto brasileiro. Esta
pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da referida
Universidade (parecer consubstanciado n. 1.748.474). A amostra foi composta por 413
alunos, regularmente matriculados no curso de 1ª a 10ª fase, com idade média de 22,52 anos,
sendo 117 (28,3%) pertencentes ao gênero masculino e 291(70,5%) ao feminino. Os
resultados apontam para a predominância de provas com questões abertas e de múltipla
escolha, de notas por trabalhos escritos (79,6%), realizados em sala de aula (58,8%) e em
grupo (73,9%). Como estudo preliminar observa-se que as práticas avaliativas seguem o
modelo tradicional, ou seja, são de caráter classificatório gerando no corpo discente um
descontentamento pedagógico. ensino superior, , |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52423 |
e-ISSN: | 978-972-8952-44-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DeOliveira_Flores_2017.pdf | 334,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |