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TítuloSexualidade de alunos/as cegos/as: uma curta metragem como recurso pedagógico na formação de professores/as
Autor(es)Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
Silva, Ricardo Desidério da
Vilaça, Teresa
Palavras-chaveTeacher training
Visual impairment
Sexuality
Adolescence
Homoeroticism
Data2017
CitaçãoMaia, A.C. B. Maia, Silva, R. D.da & Vilaça, T. (2017). Sexualidade de alunos cegos: uma curta metragem como recurso pedagógico na formação de professores/as. In L. Lima-Rodrigues, D. Rodrigues, L. A. Pires, & M. Loureiro, Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO” (parte I, pp. 1173-1185).Lisboa: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
Resumo(s)O objetivo deste trabalho é descrever os efeitos do uso de uma curta-metragem como uma estratégia pedagógica para sensibilizar e fomentar questões num processo de formação continua de educadores/as sobre a educação em sexualidade e deficiências. A educação em sexualidade é um conteúdo necessário na formação integral de todos/as os/as alunos/as. Entretanto, muitos/as professores/as têm dificuldades pessoais ou falta de formação específica para assumir essa tarefa, sobretudo, quando entre os/as alunos/as há uma deficiência, por isso, recorrem à formação continua. Propomos, então, a utilização da curta-metragem brasileira chamada Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro) que aborda as descobertas afetivas homossexuais de um adolescente cego. A proposta pedagógica a partir do filme baseia-se na pedagogia histórico-crítica, o que significa promover a reflexão crítica sobre a: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social qualitativamente distinta. Esta proposta pedagógica incentiva a reflexão entre os/as professores/as sobre os valores pessoais e os padrões definidores de normalidade e coloca a deficiência como uma condição que não aparece como impeditiva das vivencias afetivas e sexuais na adolescência. Este filme é um recurso que sensibiliza os/as educadores/as para a temática e os/as instrumentaliza teoricamente sobre temas como inclusão, socialização, autonomia, estereótipos da sexualidade de pessoas com deficiência, homoerotismo, conflitos subjetivos e sociais na adolescência, etc. Conclui-se que este vídeo é um recurso interessante nos processos de formação docente, pois convida o/a educador/a a reconhecer as suas próprias dificuldades diante de temas como adolescência, deficiência, sexualidade e homossexualidade. Além disso, a narrativa neste filme considera o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, favorecendo, assim, a formação critica de educadores /formadores que é imprescindível numa sociedade inclusiva.
The aim of this paper is to describe the effects of the use of a short film as a pedagogical strategy to raise awareness and to foster issues in an in-service teacher-training course on sexuality education and disabilities. Sexuality education is a necessary content in the integral formation of all students. However, many teachers have personal difficulties or lack of specific training to take on this task, especially when there is a disability among students, therefore they resort to in-service teacher training. Therefore, in this research it was proposed to use the Brazilian short film called Today I Do not Want to Go Back Alone (by Daniel Ribeiro) that approaches the affective homosexuals discoveries of a blind adolescent. The pedagogical proposal based on this film was focused on the historical-critical pedagogy, which means that it was promoted critical reflection on the: initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and qualitatively different social practice. This pedagogical proposal encourages the reflection among teachers about personal values and the standards that define the normality and places disability as a condition that does not appear as an impediment to the affective and sexual experiences in adolescence. This film is a resource that sensitizes educators to this theme and provides them theoretical tools on topics such as inclusion, socialization, autonomy, and stereotypes of the sexuality of people with disabilities, homoeroticism, and subjective and social conflicts in adolescence, etc. It is concluded that this video is an interesting resource in the processes of teacher training, because it invites the educator to recognize their own difficulties in relation to themes such as adolescence, disability, sexuality and homosexuality. In addition, the narrative in this film considers the integral development of the disabled individuals, thus favouring the critical formation of educators / trainers that is essential in an inclusive society.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52355
ISBN978-989-97306-1-8
Versão da editorahttps://drive.google.com/file/d/1O5rQZz0tAKq8xDgjvZDJ9f0TDBDbVgU0/view
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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