Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52083

TítuloInterAção no núcleo da promoção de sexualidades saudáveis: competência para a ação e uso de tecnologias de informação e comunicação na escola
Outro(s) título(s)Interaction at the core of the promotion of healthy sexualities: action competence and the use of information and communication technologies in school
Autor(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Competência para a ação
Metodologia IVAM
Tecnologias de Informação e Comunicação
DataMai-2016
EditoraUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
RevistaRevista Linhas
CitaçãoVilaça, T. (2016). InterAção no núcleo da promoção de sexualidades saudáveis: competência para a ação e uso das tecnologias de informação e comunicação na escola, Revista Linhas, 17(34), 28-57.
Resumo(s)O objetivo deste estudo é analisar como é que os/as alunos/as selecionam os problemas relacionados com a sexualidade para desenvolverem a sua competência para a ação, num projeto de educação em sexualidade democrática, dialógica e emancipatória baseado na metodologia IVAM, com a utilização das TIC. Este estudo de caso envolveu alunos de quatro turmas do 8º ano (N=92), com uma média de idades de 13.8 anos (13-17 anos, DP = .46). Os dados recolhidos através de observação e dos documentos publicados pelos/as alunos/as no Website do projeto foram analisados num sistema de categorias indutivo. Os/as alunos/as selecionaram os problemas a partir da discussão sobre o que é a sexualidade e da sua escolha autónoma de uma estratégia para investigar as manifestações da sexualidade, entre as várias alternativas sugeridas pelas docentes. Como resultado da análise crítica de telenovelas de diferentes épocas, identificaram como problemas que queriam ajudar a resolver com os seus projetos orientados para ação os seguintes: i) a dificuldade dos/as amigos/as e da família analisarem criticamente os aspetos negativos da influência da TV na sexualidade das pessoas; ii) os colegas não valorizarem uma visão dinâmica e não estática da sua autoimagem; iii) existirem estereótipos de género que prejudicam as pessoas; ii) falta de competências para terem comunicações assertivas quando namoram; iv) prevenção da gravidez não planeada; v) prevenção das infeções sexualmente transmissíveis.
This study aims to analyse how students select problems related to sexuality in order to develop their action-competence, in a democratic, dialogical and emancipatory sexuality education project, based on the IVAC methodology with the use of ICT. This case study involved students of four 8th grade classes (N = 92), with an average age of 13.8 years (13-17 years, SD = .46). Data collected through observation and documents published by the students in the project Website were analysed applying a inductive category system. Students selected the problems from the discussion regarding what sexuality is and of their autonomous selection of a strategy to investigate the manifestations of sexuality, among the various alternatives suggested by teachers. As a result of the critical analysis regarding soap operas of different eras, these students identified the following problems they wanted to solve in their action-oriented projects: i) the difficulty of their friends and family to critically analyse the negative aspects of the influence of TV on the sexuality of people; ii) the fact that their colleagues do not value a dynamic and non static view of their self-image; iii) the gender stereotypes that harm people; ii) the lack of skills necessary in assertive communication when dating; iv) prevention of unplanned pregnancy; v) prevention of sexually transmitted infections.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52083
DOI10.5965/1984723817342016028
ISSN1984-7238
Versão da editorahttp://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016028
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016-Vilaca.pdf768,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID