Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51912

TítuloAvaliar sob a perspectiva da gestão do fazer docente: desvendando caminhos da avaliação da aprendizagem na educação online
Autor(es)Bezerra, Wlahilma Maria de Queiroz
Silva, Bento Duarte
Nunes, João Batista Carvalho
Palavras-chaveAvaliação educacional
Avaliação online
Docência
Data2017
EditoraNavegando Publicações
CitaçãoBezerra, W., Silva, B. & Nunes, J. B. (2017). Avaliar sob a perspectiva da gestão do fazer docente: Desvendando caminhos da avaliação da aprendizagem na educação online. In: Caliatto, S.; Oliveira, S; Cunha, N.; & Joly, M. C (orgs) – Avaliação: Diferentes processos no contexto educacional. Uberlândia: Navegando Publicações, pp. 293-319.
Resumo(s)Este texto apresenta breve explanação sobre a avaliação da aprendizagem, cuja finalidade é apoiar o professor em sua práxis na educação online. Busca encontrar caminhos para um fazer docente ao atuar na sala de aula (presencial e/ou online), por meio de avaliações diagnósticas, formativas e somativas. Enfatizamos que a ideia contida no texto não abraça a avaliação sob o singelo olhar de Pollyanna, muito menos a enquadra em uma leitura dura e rigorosa de puro controle dos alunos para fins específicos de manter a hegemonia do poder do professor detentor do conhecimento, mas sim numa perspectiva freiriana, de uma ação docente humanista que busca a autonomia do educando para que este se torne sujeito do seu próprio desenvolvimento; deste modo, na perspectiva de uma pedagogia da autonomia, também a avaliação deve ser sustentada no diálogo, na discussão e no debate entre o educador e o educando (FREIRE, 1996). Este capítulo trata dos modelos de avaliação da aprendizagem como elementos essenciais de apoio ao fazer pedagógico, por meio dos quais alunos e professor dialogam no processo de ensino e de aprendizagem na tentativa de encontrar caminhos que lhes façam desvendar este complexo mecanismo de como se dá a aprendizagem. O texto está alicerçado na literatura pertinente, contudo, trás em seu cerne a experiência vivenciada pelos pesquisadores face ao trabalho de doutoramento em tecnologia educativa (que se encontra em sua fase final), traz resultados de uma pesquisa sobre gestão da avaliação em disciplinas de um curso de licenciatura a distância (educação online) de uma universidade do Nordeste do Brasil, pertencente ao sistema UAB. O curso utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e foram experimentadas as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somativa, tendo sido utilizada a ferramenta smartphone a fim de criar um elo de aproximação e empatia entre alunos e docente. Esse dispositivo facilitou o acompanhamento e a avalição dos alunos quanto ao processo de construção coletiva do conhecimento em uma perspectiva de gestão da aprendizagem e do fazer docente na educação online.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51912
ISBN978-85-92592-77-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID