Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51894

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.contributor.authorFalavigna, Gladispor
dc.date.accessioned2018-03-09T10:20:09Z-
dc.date.available2018-03-09T10:20:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilva, Bento & Falavigna, Gladis (2016). Aprendizagem ubíqua na modalidade blearning: Estudo de caso do mestrado de Tecnologia Educativa da UMinho. In: Falavigna, G. & Silva, B., Temas educacionais: Tecnologias,sustentabilidade, docência e recursos. Porto Alegre : EDIPUCRS, pp. 11-37por
dc.identifier.isbn978-85-397-0782-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51894-
dc.description.abstractAtualmente, a tendência já não é oferecer cursos só com presença física, pois a formação via ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tende a aumentar, recaindo a preferência em modalidades mistas (b-learning), integrando ainda o m-learning (mobile learning) e o u-learning (ubiquitous learning). Este texto aborda esta temática, fundamentada em pesquisa sobre o Mestrado de Tecnologia Educativa, área de especialização do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade, que funciona na modalidade b-learning. Pretende-se estudar a edição do mestrado do ano letivo de 2013-15 que teve também a particularidade da aprendizagem ubíqua, pois os estudantes estão concentrados em dois grandes polos: Universidade do Minho (Braga, Portugal) e São Francisco de Paula (Rio Grande do Sul), no polo da Universidade Aberta do Brasil-UAB, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Para o efeito, utilizamos a investigação qualitativa onde, para além de observação e notas de campo, se recorreu a um questionário para recolher a opinião dos mestrandos sobre aspetos de organização e funcionamento pedagógico do curso.por
dc.description.sponsorshipPrefeitura de São Francisco de Paulapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Universitária da PUCRSpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem ubíquapor
dc.subjectB-learningpor
dc.subjectTecnologia Educativapor
dc.subjectMestrado de Tecnologia Educativapor
dc.titleAprendizagem ubíqua na modalidade b-learning: estudo de caso do mestrado de Tecnologia Educativa da UMinhopor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage11por
oaire.citationEndPage37por
oaire.citationConferencePlacePorto Alegre, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleTemas educacionais: tecnologias, sustentabilidade, docência e recursospor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem ubíqua na modalidade blearning.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID