Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51894
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | por |
dc.contributor.author | Falavigna, Gladis | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-09T10:20:09Z | - |
dc.date.available | 2018-03-09T10:20:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Bento & Falavigna, Gladis (2016). Aprendizagem ubíqua na modalidade blearning: Estudo de caso do mestrado de Tecnologia Educativa da UMinho. In: Falavigna, G. & Silva, B., Temas educacionais: Tecnologias,sustentabilidade, docência e recursos. Porto Alegre : EDIPUCRS, pp. 11-37 | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-397-0782-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51894 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, a tendência já não é oferecer cursos só com presença física, pois a formação via ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tende a aumentar, recaindo a preferência em modalidades mistas (b-learning), integrando ainda o m-learning (mobile learning) e o u-learning (ubiquitous learning). Este texto aborda esta temática, fundamentada em pesquisa sobre o Mestrado de Tecnologia Educativa, área de especialização do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade, que funciona na modalidade b-learning. Pretende-se estudar a edição do mestrado do ano letivo de 2013-15 que teve também a particularidade da aprendizagem ubíqua, pois os estudantes estão concentrados em dois grandes polos: Universidade do Minho (Braga, Portugal) e São Francisco de Paula (Rio Grande do Sul), no polo da Universidade Aberta do Brasil-UAB, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Para o efeito, utilizamos a investigação qualitativa onde, para além de observação e notas de campo, se recorreu a um questionário para recolher a opinião dos mestrandos sobre aspetos de organização e funcionamento pedagógico do curso. | por |
dc.description.sponsorship | Prefeitura de São Francisco de Paula | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Universitária da PUCRS | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem ubíqua | por |
dc.subject | B-learning | por |
dc.subject | Tecnologia Educativa | por |
dc.subject | Mestrado de Tecnologia Educativa | por |
dc.title | Aprendizagem ubíqua na modalidade b-learning: estudo de caso do mestrado de Tecnologia Educativa da UMinho | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 11 | por |
oaire.citationEndPage | 37 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto Alegre, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Temas educacionais: tecnologias, sustentabilidade, docência e recursos | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem ubíqua na modalidade blearning.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |