Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51832

TítuloOs desempenhos académicos no ensino secundário: entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal
Autor(es)Palhares, José Augusto
Palavras-chaveDesempenho escolar
Educação formal, não-formal e informal
Centro e periferia educativa
Academic performance in secondary school
Formal, non-formal and informal education
Educational center and periphery
Data2017
EditoraFundação Manuel Leão
CitaçãoPalhares, José Augusto (2017). Os desempenhos académicos no ensino secundário: entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal. In L. Lima Torres & J. A. Palhares (Orgs.), A excelência académica na escola pública portuguesa (pp. 157-179). Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão
Resumo(s)Resultados de um inquérito por questionário a dois grupos de alunos (excelentes e não-excelentes) de quatro escolas portuguesas permitiram aceder às suas trajetórias e disposições, aos seus quotidianos pedagógicos e culturais. A análise dos dados revelou “ofícios de aluno” plurais, muito embora ancorados em radicais comuns ligados ao uso do tempo na escola e fora dela, na identificação de atividades não-escolares e na assimilação e descodificação de uma ética de trabalho subjacente ao arquétipo de sucesso escolar. O uso do tempo, na escola e fora dela, aparece sobredeterminado pelo core currículo, não sendo, porém, independente das origens sociais e de género, assim como do tipo de atividades não-escolares que compõem as opções educativas dos alunos. Partindo de um modelo de análise que cruza dois eixos (centro e periferia e formal e informal) procuramos discutir o sentido atual da excelência na escola pública portuguesa, focalizando muito particularmente as relações e as interdependências entre o escolar e o não-escolar, ou por outras palavras, entre o centro e as periferias educativas habitadas pelos jovens enquanto alunos.
Results from a survey by questionnaire conducted with two groups of students (excellent and non-excellent) of four school allowed access to the multiple pathways and dispositions of students, as well as to their pedagogical and cultural everyday. Data analysis revealed plural “student’s craft”, although anchored in common roots associated with the use of time in and out of school contexts, in the identification of non-school activities and in the assimilation and decoding of work ethic that underlies the archetype of school achievement. Use of time, in or outside school, appears over-determined by the core of the curriculum (without being, however, independent of gender and social origins) and by the non-school activities comprised among the student’s educational choices. Beginning from a theoretical framework which crosses two axis (center and periphery and formal an informal) we try to discuss the current sense of excellence in the Portuguese state school, with a particular focus on the relations and inter-dependencies between school and non-school or, in other words, between the educational center and the peripheries inhabited by youngsters as students.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51832
ISBN978-989-8151-47-6
Versão da editorahttps://www.fmleao.pt/publicacoes/a-excelencia-academica-na-escola-publica-portuguesa/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
J.Palhares-Cap.VIII-Os desempenhos académicos.pdf
Acesso restrito!
2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID