Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51110

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.date.accessioned2018-02-27T12:14:31Z-
dc.date.available2018-02-27T12:14:31Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.issn1518-7039por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51110-
dc.description.abstractEste artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais.por
dc.description.abstractThis paper is a result from an action-research program developed with 7 to 12 year-children/teens living under institutional care. The aim of this project was the creation of a home and family life for these children and of their empowerment through the promotion of personal, social and academic skills that enhance emancipation and independence. For the implementation of the action plan, in terms of methodology, we are guided by the qualitative paradigm; we followed a work-action-participatory research plan seeking the active involvement of the participants in sociocultural animation tasks. It was implemented through the development of five workshops about behavioral, emotional, cognitive, educational, functional and parenting skills. The data was subjected to a qualitative analysis, the results of which suggest the existence of positive and significant changes in participants’ academic knowledge and school performance, as well as in what concerns to personal, relational and functional skills.por
dc.description.abstractEste proyecto ha resultado de un trabajo de investigación/ intervención con jóvenes en situación de refugio institucional, con edades comprendidas entre los 7 y 12 años de edad. La finalidad de este proyecto se orientó para la creación de una residencia/ vivencia familiar y la promoción de un camino para la autonomía a través de la promoción de competencias personales, sociales y escolares, proponiéndose la adquisición de conocimientos, actitudes y comportamientos potenciadores de emancipación e independencia. Para la implementación del plan de acción, en términos metodológicos, nos hemos orientado por el paradigma cualitativo y teniendo como objeto un trabajo de investigación acción participativa, hemos procurado la implicación y participación de los participantes recurriendo a la animación sociocultural. La implementación del proyecto se realizó con base en 5 workshops con el objetivo de desarrollar competencias comportamentales, emocionales, cognitivas, escolares, funcionales y parentales. La evaluación final del proyecto sugiere alteraciones positivas y muy significativas al nivel de la enseñanza y del beneficio escolar, bien como a nivel de las competencias personales, relacionales y funcionales.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrianças/adolescentes institucionalizadospor
dc.subjectIntervenção socioeducativapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectInstitutionalized children/teenspor
dc.subjectSocio-educational interventionpor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectNiños/adolescentes en instituciónpor
dc.subjectIntervención socio-educacionalpor
dc.subjectAutonomíapor
dc.titlePercorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomiapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/487/357por
oaire.citationStartPage15por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationIssue34por
oaire.citationVolumeAno XVIIIpor
dc.identifier.eissn2317-6091por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Percorrendo trilhos - pontes entre a proteção e a autonomia.pdf219,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID