Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51110
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Maria da Conceição Pinto | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-27T12:14:31Z | - |
dc.date.available | 2018-02-27T12:14:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.identifier.issn | 1518-7039 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51110 | - |
dc.description.abstract | Este artigo resultou de um trabalho de investigação/intervenção com crianças/adolescentes em situação de acolhimento institucional, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A finalidade de tal investigação/intervenção orientou-se para a criação de uma residência/vivência familiar e a promoção de um caminho para a autonomização, por meio da promoção de competências pessoais, sociais e escolares, visando à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos potenciadores de emancipação e independência. Para a implementação do plano de ação, em termos metodológicos, orientamo-nos pelo paradigma qualitativo. Tendo como objeto um trabalho de investigação-ação-participativa, procuramos a implicação e a participação dos participantes recorrendo à animação sociocultural. A implementação do projeto fez-se na base do desenvolvimento de cinco oficinas com o objetivo de desenvolver competências comportamentais, emocionais, cognitivas, escolares, funcionais e parentais. A avaliação final do projeto realizado sugere alterações positivas e muito significativas no âmbito do estudo e do aproveitamento escolar, assim como no âmbito das competências pessoais, relacionais e funcionais. | por |
dc.description.abstract | This paper is a result from an action-research program developed with 7 to 12 year-children/teens living under institutional care. The aim of this project was the creation of a home and family life for these children and of their empowerment through the promotion of personal, social and academic skills that enhance emancipation and independence. For the implementation of the action plan, in terms of methodology, we are guided by the qualitative paradigm; we followed a work-action-participatory research plan seeking the active involvement of the participants in sociocultural animation tasks. It was implemented through the development of five workshops about behavioral, emotional, cognitive, educational, functional and parenting skills. The data was subjected to a qualitative analysis, the results of which suggest the existence of positive and significant changes in participants’ academic knowledge and school performance, as well as in what concerns to personal, relational and functional skills. | por |
dc.description.abstract | Este proyecto ha resultado de un trabajo de investigación/ intervención con jóvenes en situación de refugio institucional, con edades comprendidas entre los 7 y 12 años de edad. La finalidad de este proyecto se orientó para la creación de una residencia/ vivencia familiar y la promoción de un camino para la autonomía a través de la promoción de competencias personales, sociales y escolares, proponiéndose la adquisición de conocimientos, actitudes y comportamientos potenciadores de emancipación e independencia. Para la implementación del plan de acción, en términos metodológicos, nos hemos orientado por el paradigma cualitativo y teniendo como objeto un trabajo de investigación acción participativa, hemos procurado la implicación y participación de los participantes recurriendo a la animación sociocultural. La implementación del proyecto se realizó con base en 5 workshops con el objetivo de desarrollar competencias comportamentales, emocionales, cognitivas, escolares, funcionales y parentales. La evaluación final del proyecto sugiere alteraciones positivas y muy significativas al nivel de la enseñanza y del beneficio escolar, bien como a nivel de las competencias personales, relacionales y funcionales. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Crianças/adolescentes institucionalizados | por |
dc.subject | Intervenção socioeducativa | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Institutionalized children/teens | por |
dc.subject | Socio-educational intervention | por |
dc.subject | Autonomy | por |
dc.subject | Niños/adolescentes en institución | por |
dc.subject | Intervención socio-educacional | por |
dc.subject | Autonomía | por |
dc.title | Percorrendo trilhos: pontes entre a proteção e a autonomia | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/487/357 | por |
oaire.citationStartPage | 15 | por |
oaire.citationEndPage | 28 | por |
oaire.citationIssue | 34 | por |
oaire.citationVolume | Ano XVIII | por |
dc.identifier.eissn | 2317-6091 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista de Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percorrendo trilhos - pontes entre a proteção e a autonomia.pdf | 219,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |