Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51016

TítuloEducação, desenvolvimento e empoderamento: para repensar a formação universitária de educadores e interventores sociais
Outro(s) título(s)Education, development and empowerment: to rethink the university training of educators and social workers
Autor(es)Barbosa, Manuel Gonçalves
Palavras-chaveEducação
Desenvolvimento
Empoderamento
Data2018
EditoraUniversidade de Passo Fundo Editora
Resumo(s)Educação, desenvolvimento e empoderamento é a chave que aqui fornecemos para repensar, em novos termos, a formação universitária de educadores e interventores sociais. O ponto de partida é constituído pela revisão da relação entre educação e desenvolvimento por forma a colocar em evidência a cacofonia de agendas e narrativas que envolve esse importante tema da atualidade. A seguir, e numa segunda etapa, surge a ressignificação do desenvolvimento como empoderamento, ou seja, como reforço dos poderes pessoais que são essenciais à cidadania e à qualidade de vida. Por fim, e tendo por base esse exercício de reconceptualização, avançamos com as linhas mestras de uma pedagogia que, edificada à luz do desenvolvimento como empoderamento, serve para repensar, com propósitos de isomorfismo, tanto a formação quanto a atuação de educadores e interventores sociais.
Education, development and empowerment is the key that we provide to rethink, on new terms , the university training of educators and social workers . The starting point consists of the review of the relationship between education and development in order to put in evidence the cacophony of agendas and narratives that surround this important subject. Then, in a second stage, the redefinition of development emerges as empowerment, i.e., as a reinforcement of personal powers that are essential to citizenship and quality of life. Finally, and based on that exercise of reconceptualization, we come forward with the guidelines of a pedagogy that, built on the light of development as empowerment, serves to rethink , with purposes of isomorphism, the training as well as the role of educators and social workers.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51016
e-ISBN978-85-523-0012-0
Versão da editorahttp://editora.upf.br/index.php/e-books-topo/45-filosofia-area-do-conhecimento/185-sobre-filosofia-e-educacao-racionalidade-amizade-e-formacao
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educacao, desenvolvimento e empoderamento para repensar a formacao universitaria de educadores e interventores sociais.pdf
Acesso restrito!
427,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID