Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49981

TitleGlossário em 3 atos: o espaço através do corpo em movimento
Other titlesGlossary in 3 acts: the space through the body in motion
Author(s)Morais, Nuno Fernando Lima
Advisor(s)Capela, José Manuel do Couto Ramos
Issue date6-Dec-2017
Abstract(s)Glossário em 3 Atos: o espaço através do corpo em movimento tem como objetivo construir um discurso sobre o que define o corpo e como, através do movimento, ele desenha um espaço. A partir de uma analogia entre a dança e a geometria, analisa-se a obra de diferentes autores e correntes artísticas ligadas às Artes Performativas localizadas entre o Modernismo e o Pós-modernismo dos contextos Europeu e Americano. Partindo da estrutura de uma peça de ballet, este Glossário divide- se em três Atos que nos conduzem a um “Finale”. Cada um dos Atos dedica-se a um tema específico das bases estruturais da Geometria - Ponto, Linha e Plano – e das Artes Performativas – Corpo, Movimento e Espaço. Deste modo, o Ato I debruça-se sobre o Ponto, apresentando três conceitos distintos que revelam a composição do corpo de um bailarino pela sua mecânica, sensibilidade e disciplina. A partir do corpo do bailarino, elabora- se um percurso por quatro universos coreográficos no Ato II – Linha –, descrevendo-se processos de transcrição, dissociação, efemeridade e sensibilidade no Movimento. No Ato III – Plano –, analisam-se os métodos de conceção e desenho do Espaço através da abstração, transfiguração, iconicidade e materialidade na cenografia. Para concluir, a partir dos conceitos interpretados, apresenta-se o “Finale” referente à colaboração artística entre Olga Roriz e Nuno Carinhas no Ballet Gulbenkian. Os processos iniciais de investigação entre os dois artistas são analisados, desde a procura de uma identidade coreográfica à desmultiplicação do corpo, concluindo com os processos de rutura dos dois artistas com as linguagens anteriores e o Ballet Gulbenkian.
Glossary in 3 Acts: the space through the body in motion aims to build a dialogue about what defines the body and how its movement designs a space. From an analogy between dance and geometry derives the analysis of the work of various authors and artistic movements linked to the Performing Arts between Modernism and Post-Modernism in the European and American contexts. Based on the structure of a ballet performance, this glossary is divided into three Acts leading us to a “Finale”. Each of the Acts is dedicated to a specific subject of the structural basis of Geometry – Point, Line and Plane – and of the Performing Arts – Body, Movement and Space. Thus, Act I focuses on Point, introducing three distinct concepts that reveal the composition of a dancer’s body by its mechanics, sensitivity and discipline. From the dancer’s body, a journey through four choreographic universes is elaborated in Act II – Line –, where processes of transcription, dissociation, ephemerality and sensitivity in Movement are described. In Act III – Plane –, the methods of conception and design of Space through abstraction, transfiguration, iconicity and materiality in scenography are analysed. In conclusion, from the concepts under analysis, the “Finale” pertaining to the collaboration between Olga Roriz and Nuno Carinhas in Ballet Gulbenkian is presented. The early investigative processes between the two are scanned through, from the search for a choreographic identity to the branching of the body, closing with both artists’ break from the previous languages and from Ballet Gulbenkian.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49981
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
EA - Dissertações de Mestrado

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