Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49981

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCapela, José Manuel do Couto Ramospor
dc.contributor.authorMorais, Nuno Fernando Limapor
dc.date.accessioned2018-02-01T12:13:14Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49981-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitectónica)por
dc.description.abstractGlossário em 3 Atos: o espaço através do corpo em movimento tem como objetivo construir um discurso sobre o que define o corpo e como, através do movimento, ele desenha um espaço. A partir de uma analogia entre a dança e a geometria, analisa-se a obra de diferentes autores e correntes artísticas ligadas às Artes Performativas localizadas entre o Modernismo e o Pós-modernismo dos contextos Europeu e Americano. Partindo da estrutura de uma peça de ballet, este Glossário divide- se em três Atos que nos conduzem a um “Finale”. Cada um dos Atos dedica-se a um tema específico das bases estruturais da Geometria - Ponto, Linha e Plano – e das Artes Performativas – Corpo, Movimento e Espaço. Deste modo, o Ato I debruça-se sobre o Ponto, apresentando três conceitos distintos que revelam a composição do corpo de um bailarino pela sua mecânica, sensibilidade e disciplina. A partir do corpo do bailarino, elabora- se um percurso por quatro universos coreográficos no Ato II – Linha –, descrevendo-se processos de transcrição, dissociação, efemeridade e sensibilidade no Movimento. No Ato III – Plano –, analisam-se os métodos de conceção e desenho do Espaço através da abstração, transfiguração, iconicidade e materialidade na cenografia. Para concluir, a partir dos conceitos interpretados, apresenta-se o “Finale” referente à colaboração artística entre Olga Roriz e Nuno Carinhas no Ballet Gulbenkian. Os processos iniciais de investigação entre os dois artistas são analisados, desde a procura de uma identidade coreográfica à desmultiplicação do corpo, concluindo com os processos de rutura dos dois artistas com as linguagens anteriores e o Ballet Gulbenkian.por
dc.description.abstractGlossary in 3 Acts: the space through the body in motion aims to build a dialogue about what defines the body and how its movement designs a space. From an analogy between dance and geometry derives the analysis of the work of various authors and artistic movements linked to the Performing Arts between Modernism and Post-Modernism in the European and American contexts. Based on the structure of a ballet performance, this glossary is divided into three Acts leading us to a “Finale”. Each of the Acts is dedicated to a specific subject of the structural basis of Geometry – Point, Line and Plane – and of the Performing Arts – Body, Movement and Space. Thus, Act I focuses on Point, introducing three distinct concepts that reveal the composition of a dancer’s body by its mechanics, sensitivity and discipline. From the dancer’s body, a journey through four choreographic universes is elaborated in Act II – Line –, where processes of transcription, dissociation, ephemerality and sensitivity in Movement are described. In Act III – Plane –, the methods of conception and design of Space through abstraction, transfiguration, iconicity and materiality in scenography are analysed. In conclusion, from the concepts under analysis, the “Finale” pertaining to the collaboration between Olga Roriz and Nuno Carinhas in Ballet Gulbenkian is presented. The early investigative processes between the two are scanned through, from the search for a choreographic identity to the branching of the body, closing with both artists’ break from the previous languages and from Ballet Gulbenkian.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.titleGlossário em 3 atos: o espaço através do corpo em movimentopor
dc.title.alternativeGlossary in 3 acts: the space through the body in motionpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201819074por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquitecturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Fernando Lima Morais.pdfTese48,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID