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TítuloDo animal ao inanimal: figurações canídeas na obra de J. Saramago
Autor(es)Mateus, Isabel Cristina
Palavras-chaveJosé Saramago
Zoopoética
Animal studies
Pós-humano
DataDez-2017
EditoraEdições Húmus
CitaçãoMateus, I. C. "Do animal ao inanimal: figurações canídeas na obra de J. Saramago". in: (2017). Álvares, C., Curado, A. L., Mateus, I.C. e Sousa, S. (org.). Figuras do animal. Literatura, cinema, banda desenhada. Famalicão: Húmus
Resumo(s)Entre as suas várias criações ficcionais, José Saramago elegeu o cão das lágrimas como aquela pela qual gostaria de ser recordado. O presente artigo pretende reflectir não apenas sobre as razões desta aparentemente estranha escolha mas também sobre o estatuto de figura ou de personagem que o cão assume na escrita saramaguiana. Com efeito, o cão das lágrimas confronta o leitor com uma mudança de perspectiva na relação do homem com o animal que passa não apenas pela necessidade de um descentramento antropológico mas também pela (re)invenção de uma linguagem corporal, táctil, afectiva, capaz de nos devolver a uma humanimalidade comum. Mudança que implica uma redefinição do humano, em termos políticos, éticos, sociais ou linguísticos, particularmente importante nestes tempos de “pós-humanidade”.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49884
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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