Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/49588

TitlePerceções de jovens consumidores ‘ocultos’ de canábis sobre a lei da droga em Portugal: um estudo qualitativo
Other titlesPerceptions of ‘hidden’ young cannabis users on the drug law in Portugal: a qualitative study
Author(s)Gandarinho, Diana
Cruz, Olga S.
KeywordsCanábis
Lei
Dissuasão
Descriminalização
Ocultação
Issue date2017
JournalPsiquiatria, Psicologia & Justiça
CitationGandarinho, D. & Cruz, O. S., (2017). Perceções de jovens consumidores ‘ocultos’ de canábis sobre a lei da droga em Portugal: Um estudo qualitativo [Perceptions of ‘hidden’ young cannabis users on the drug law in Portugal: A qualitative study]. Psiquiatria, Psicologia & Justiça, 11, 1-29
Abstract(s)Um dos propósitos das leis proibicionistas da droga é exercer efeito dissuasivo sobre o consumo através de controlos sociais formais e informais. De acordo com a literatura, apesar de os indivíduos continuarem a consumir independentemente de questões políticas ou morais, a lei e o seu conhecimento aparenta ser capaz de gerar algum tipo de impacto, funcionando como elemento restritivo. Tal pode ser observado, por exemplo, através do uso de estratégias de gestão de riscos, nomeadamente, estratégias de preservação da imagem social e evitamento do estigma para a gestão de riscos legais e da estigmatização. O principal objetivo deste trabalho é, então, explorar perceções de jovens consumidores ‘ocultos’ de canábis sobre a lei portuguesa da droga. Optou-se por uma investigação qualitativa, com dados recolhidos por snowball, através de entrevistas aprofundadas com cinco participantes, e analisados segundo o método de análise temática. À semelhança da literatura especializada, a análise demonstrou que os participantes assumem perspetivas de risco relacionadas com os controlos sociais, mesmo num enquadramento legal de descriminalização do consumo de drogas, e que recorrem a estratégias de ocultação do consumo e/ou outras relacionadas para minimizar riscos. Contudo, o respeito por terceiros não consumidores também parece ter alguma influência limitadora nos consumos.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49588
Publisher versionhttp://www.spppj.com/uploads/numero_...pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ED/DH-CII - Livros e Capítulos de Livros

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