Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49249

TítuloPlaneamento de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente: metodologia para avaliar a descarbonização do setor
Autor(es)Ribeiro, Paulo
Mendes, José F. G.
Palavras-chaveCO2
Descarbonização
Transferência modal
Transportes
DataNov-2017
CitaçãoRibeiro P. J. G., Mendes J. F. G. Planeamento de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente - metodologia para avaliar a descarbonização do setor, II Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifício para a escala urbana, pp. 279-288, 978-989-96543-9-6, 2017
Resumo(s)No âmbito da aplicação dos fundos europeus estruturais e de investimento no período de programação 2014-2020 torna-se necessário, na temática da mobilidade, dar cumprimento ao seguinte Objetivo Temático ?Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os sectores?, que estabelece, entre outras, a Prioridade de Investimento 4.5, que visa a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e eficiente. Da análise da metodologia existente para quantificar o volume de emissões do setor dos transportes utilizado pela Direção Geral de Energia e Geologia é possível concluir que a determinação desses valores não permite definir estratégias que visem a redução das emissões neste setor. Deste modo, a metodologia desenvolvida permitirá estimar o valor correspondente a um número de viagens de transporte motorizados para um determinado volume de emissões de GEE (tonCO2) e assim definir o quadro da repartição modal mais eficiente para os padrões de mobilidade urbana a atingir por um, ou vários, municípios de uma região. Assim, neste artigo será apresentada uma metodologia que vise estimar a diminuição do número de viagens em transporte individual, que possam ser transferidas para modos de transporte mais eficientes e menos poluentes, como o autocarro e os modos ativos, de modo a que se possa atingir o valor meta de CO2 para 2023.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49249
ISSN978-989-96543-9-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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