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https://hdl.handle.net/1822/49249
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Paulo | por |
dc.contributor.author | Mendes, José F. G. | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-15T12:17:02Z | - |
dc.date.available | 2018-01-15T12:17:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiro P. J. G., Mendes J. F. G. Planeamento de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente - metodologia para avaliar a descarbonização do setor, II Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifício para a escala urbana, pp. 279-288, 978-989-96543-9-6, 2017 | por |
dc.identifier.issn | 978-989-96543-9-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49249 | - |
dc.description.abstract | No âmbito da aplicação dos fundos europeus estruturais e de investimento no período de programação 2014-2020 torna-se necessário, na temática da mobilidade, dar cumprimento ao seguinte Objetivo Temático ?Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os sectores?, que estabelece, entre outras, a Prioridade de Investimento 4.5, que visa a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e eficiente. Da análise da metodologia existente para quantificar o volume de emissões do setor dos transportes utilizado pela Direção Geral de Energia e Geologia é possível concluir que a determinação desses valores não permite definir estratégias que visem a redução das emissões neste setor. Deste modo, a metodologia desenvolvida permitirá estimar o valor correspondente a um número de viagens de transporte motorizados para um determinado volume de emissões de GEE (tonCO2) e assim definir o quadro da repartição modal mais eficiente para os padrões de mobilidade urbana a atingir por um, ou vários, municípios de uma região. Assim, neste artigo será apresentada uma metodologia que vise estimar a diminuição do número de viagens em transporte individual, que possam ser transferidas para modos de transporte mais eficientes e menos poluentes, como o autocarro e os modos ativos, de modo a que se possa atingir o valor meta de CO2 para 2023. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | CO2 | por |
dc.subject | Descarbonização | por |
dc.subject | Transferência modal | por |
dc.subject | Transportes | por |
dc.title | Planeamento de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente: metodologia para avaliar a descarbonização do setor | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.comments | http://ctac.uminho.pt/node/2772 | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 279 | por |
oaire.citationEndPage | 288 | por |
oaire.citationTitle | II Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifÃcio para a escala urbana | - |
dc.date.updated | 2017-12-22T17:07:00Z | - |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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