Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/491

TítuloAs tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Data2001
Citação“Revista Portuguesa de Educação”. 14:2 (2001) 111-153.
Resumo(s)A propósito da análise da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na proposta de Reorganização Curricular para os Ensinos Básico e Secundário — a primeira Reforma do novo milénio — o autor aborda e reflecte sobre as Reformas Educativas em Portugal desde a instauração do ensino liceal (1836). Toma como corpus de análise da investigação o discurso legislativo, os estudos efectuados sobre o assunto, mas também um estudo de caso que tem por referência o apetrechamento em recursos didácticos/TIC de uma escola secundária portuguesa, cujo funcionamento remonta ao acto fundador do ensino liceal (1836). Deste modo, pretende-se evidenciar os principais momentos da integração da tecnologias no sistema educativo português e avaliar o seu peso e o seu contributo no desenvolvimento da organização escolar e curricular.
Considering the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the proposal for the Primary and Secondary Curricular Reorganisation, the author will focus and reflect about Educational Reforms in Portugal since the creation of secondary school teaching (1836). The corpus of research will take into account the legislative discourse, the research carried out on the issue, as well as a case study which takes as its main focus the set-up of didactic resources/ICT in a Portuguese secondary school — a school whose foundation dates back to 1836. The aim of this paper is thus to give evidence of the crucial moments of the integration of technologies in the Portuguese educational system together with an evaluation of its relevance and contribution towards the development of school and curricular organisation.
A propos de l’analyse de l’intégration des Technologies de l’Information et de la Communication (TIC), en ce qui concerne la proposition sur la Réorganisation Curriculaire pour les Enseignements Basique et Secondaire - la première Réforme du nouveau millenium -, l’auteur mène une réflexion sur les Réformes Éducatives au Portugal, depuis la création du lycée (1836). Le corpus de l’analyse et de l’investigation est constitué par le discours législatif, les études concernant ce sujet et aussi par un étude de cas sur l’équipage d’une école portugaise de l’enseignement secondaire, au niveau des ressources didactiques/TIC, dont le fonctionnement revient à la création de ce type d’enseignement (1836). Ainsi, on souhaite relever les moments les plus importants de l’intégration des technologies dans le système éducatif portugais et évaluer son rôle dans le cadre du développement de l’organisation scolaire et curriculaire.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/491
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

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