Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/47957
Title: | Comunicação digital: técnicas de promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de busca |
Other titles: | Digital communication: brand promotion techniques on social networks and search engines |
Author(s): | Barros, Cláudia Manuela Pereira |
Advisor(s): | Ruão, Teresa |
Keywords: | Comunicação digital Marcas Comunicação de marca Redes sociais Motores de busca Digital communication Brands Brand communication Social networks Search engines |
Issue date: | 2016 |
Abstract(s): | Nos últimos anos temos assistido a uma mudança no contexto das marcas, não só evidenciada através
das alterações ao modelo de construção da marca, assim como na forma como estas comunicam com
os seus públicos e criam relações de interação com os mesmos. O desenvolvimento constante da
Internet e o consequente grau de popularidade obtido pelas redes sociais, bem como a sua utilização
pela maioria dos consumidores, alterou o modelo tradicional de comunicação entre marca –
consumidor. Enquanto no século XX as marcas faziam uso do mix tradicional de comunicação,
nomeadamente dos meios de comunicação de massa, atualmente as marcas precisam de integrar na
sua estratégia comunicativa os novos media, tendo para isso de recorrer a técnicas de comunicação de
marca no ambiente digital.
O presente relatório de estágio, fruto de um período de três meses de estágio curricular numa agência
de marketing e comunicação digital, pretende refletir não só sobre as áreas de intervenção da
empresa, mas também sobre as técnicas de promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de
busca, que foram sendo utilizadas ao longo do tempo de permanência na agência.
No decorrer do Capítulo I é realizada a apresentação geral da empresa, a análise ao mercado de
marketing e da comunicação digital, bem com a exposição das principais funções desempenhadas e a
definição da questão suscitada pelo estágio: ‘Que técnicas de comunicação são utilizadas na promoção
das marcas nas redes sociais e nos motores de busca?’. De seguida é apresentado um enquadramento
teórico que procura refletir sobre a definição de vários conceitos, nomeadamente a origem e definição
de marca, identidade da marca, imagem de marca, comunicação de marca, mix de comunicação e a
evolução das marcas no contexto digital.
No Capítulo III serão apresentados três estudos de caso diretamente relacionados com o estágio
curricular, que para além de representarem a metodologia adotada, têm como objetivo confirmar ou
refutar a ligação entre os aspetos teóricos expostos no enquadramento teórico e a prática obtida
durante o estágio curricular. Por fim, serão apresentadas as considerações finais, onde se espera que
os resultados obtidos contribuam de algum modo para o conhecimento sobre as técnicas de promoção
das marcas nas redes sociais e nos motores de busca e para possíveis investigações futuras. In the last few years we have witnessed a change in the brands context, proven not only by the changes in the brand building model, but also by the way that the brands communicate with their publics and build relationships with them. The constant development of the Internet and the consequent increase in popularity achieved by social media, a mean used by most of the consumer population, has changed the traditional model of communication between brand and consumer. In the twentieth century, brands used the traditional communication mix, including a mix of the mass media communication means, to get to their consumers. Nowadays, to be successful, a brand needs to integrate the new media into its communication strategy, and to that end it needs to use brand communication techniques on digital environment. This internship report, which is the result of a three-month internship in a marketing and digital communication agency, will describe not only the intervention areas of the agency, but will also explain the brand promotion techniques on social networks and search engines, which were used throughout the internship in the agency. Over the first chapter the agency is introduced in a thorough way, the marketing and digital communication strategies are analyzed, the main functions performed by the agency are exposed and the question brought up by the internship is presented as: ‘What are the techniques of communication employed in the promotion of brands over the social networks and search engines?’. Next, it is introduced a theoretical review which tries to explain and define several concepts, such as brand origin, brand definition, brand identity, brand image, brand communication, communication mix, and the brand evolution on the digital environment. In the third chapter, there will be presented three case studies directly related to the internship, that besides representing the discussed methodology, they aim to confirm or refute the relation between the theoretical aspects exposed in the theoretical review and the practice gained during the traineeship. Lastly, the final considerations are presented, in which it is expected that the results contribute to the knowledge about brand promotion techniques on social networks and search engines, and to possible future investigations. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47957 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Manuela Pereira Barros.pdf Restricted access | 1,46 MB | Adobe PDF | View/Open |