Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/47957

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dc.contributor.advisorRuão, Teresapor
dc.contributor.authorBarros, Cláudia Manuela Pereirapor
dc.date.accessioned2017-12-04T15:08:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47957-
dc.descriptionRelatório de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractNos últimos anos temos assistido a uma mudança no contexto das marcas, não só evidenciada através das alterações ao modelo de construção da marca, assim como na forma como estas comunicam com os seus públicos e criam relações de interação com os mesmos. O desenvolvimento constante da Internet e o consequente grau de popularidade obtido pelas redes sociais, bem como a sua utilização pela maioria dos consumidores, alterou o modelo tradicional de comunicação entre marca – consumidor. Enquanto no século XX as marcas faziam uso do mix tradicional de comunicação, nomeadamente dos meios de comunicação de massa, atualmente as marcas precisam de integrar na sua estratégia comunicativa os novos media, tendo para isso de recorrer a técnicas de comunicação de marca no ambiente digital. O presente relatório de estágio, fruto de um período de três meses de estágio curricular numa agência de marketing e comunicação digital, pretende refletir não só sobre as áreas de intervenção da empresa, mas também sobre as técnicas de promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de busca, que foram sendo utilizadas ao longo do tempo de permanência na agência. No decorrer do Capítulo I é realizada a apresentação geral da empresa, a análise ao mercado de marketing e da comunicação digital, bem com a exposição das principais funções desempenhadas e a definição da questão suscitada pelo estágio: ‘Que técnicas de comunicação são utilizadas na promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de busca?’. De seguida é apresentado um enquadramento teórico que procura refletir sobre a definição de vários conceitos, nomeadamente a origem e definição de marca, identidade da marca, imagem de marca, comunicação de marca, mix de comunicação e a evolução das marcas no contexto digital. No Capítulo III serão apresentados três estudos de caso diretamente relacionados com o estágio curricular, que para além de representarem a metodologia adotada, têm como objetivo confirmar ou refutar a ligação entre os aspetos teóricos expostos no enquadramento teórico e a prática obtida durante o estágio curricular. Por fim, serão apresentadas as considerações finais, onde se espera que os resultados obtidos contribuam de algum modo para o conhecimento sobre as técnicas de promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de busca e para possíveis investigações futuras.por
dc.description.abstractIn the last few years we have witnessed a change in the brands context, proven not only by the changes in the brand building model, but also by the way that the brands communicate with their publics and build relationships with them. The constant development of the Internet and the consequent increase in popularity achieved by social media, a mean used by most of the consumer population, has changed the traditional model of communication between brand and consumer. In the twentieth century, brands used the traditional communication mix, including a mix of the mass media communication means, to get to their consumers. Nowadays, to be successful, a brand needs to integrate the new media into its communication strategy, and to that end it needs to use brand communication techniques on digital environment. This internship report, which is the result of a three-month internship in a marketing and digital communication agency, will describe not only the intervention areas of the agency, but will also explain the brand promotion techniques on social networks and search engines, which were used throughout the internship in the agency. Over the first chapter the agency is introduced in a thorough way, the marketing and digital communication strategies are analyzed, the main functions performed by the agency are exposed and the question brought up by the internship is presented as: ‘What are the techniques of communication employed in the promotion of brands over the social networks and search engines?’. Next, it is introduced a theoretical review which tries to explain and define several concepts, such as brand origin, brand definition, brand identity, brand image, brand communication, communication mix, and the brand evolution on the digital environment. In the third chapter, there will be presented three case studies directly related to the internship, that besides representing the discussed methodology, they aim to confirm or refute the relation between the theoretical aspects exposed in the theoretical review and the practice gained during the traineeship. Lastly, the final considerations are presented, in which it is expected that the results contribute to the knowledge about brand promotion techniques on social networks and search engines, and to possible future investigations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectComunicação digitalpor
dc.subjectMarcaspor
dc.subjectComunicação de marcapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectMotores de buscapor
dc.subjectDigital communicationpor
dc.subjectBrandspor
dc.subjectBrand communicationpor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectSearch enginespor
dc.titleComunicação digital: técnicas de promoção das marcas nas redes sociais e nos motores de buscapor
dc.title.alternativeDigital communication: brand promotion techniques on social networks and search enginespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201680963por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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