Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4781

TítuloPré-tratamento de compostos lipí­dicos para tratamento anaeróbio: oxidação anódica do ácido oleico
Autor(es)Gonçalves, M. M.
Joyce, A.
Alves, M. M.
Correia, J. P.
Marques, I. P.
Data14-Set-2004
CitaçãoCONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENERGIA SOLAR, 7, Vigo, 1004 - " Actas do XII congresso ibérico e VII congresso iberoAmericano de energia solar ". [S.l. : s.n.], 2004.
Resumo(s)A digestão anaeróbia é uma opção energética e simultaneamente um processo de tratamento com reconhecidas vantagens ambientais, aplicável a uma grande variedade de efluentes diluídos e concentrados. Os compostos lipídicos são um componente importante da fracção orgânica em grande parte dos efluentes gerados quer pela a agricultura e municípios quer pela indústria. Apesar destes compostos constituírem um substrato atractivo para a produção de biogás, devido à seu elevado potencial em metano, a sua presença traduz-se frequentemente em fonte de problemas operacionais nas unidades de tratamento, sendo vulgar a sua prévia remoção. O emprego de alguns métodos físico-químicos para o efeito pode conduzir à formação de lamas indesejáveis. A oxidação dos contaminantes orgânicos inibidores/recalcitrantes do tratamento biológico, pode ser conduzida por via anódica o que constitui uma alternativa, com elevado potencial, aos pré-tratamentos convencionais. No presente trabalho são apresentados os resultados da investigação do processo de tratamento electroquímico de efluentes simulados. Soluções aquosas de ácido oleico foram caracterizadas voltametricamente por forma a estabelecer as condições operativas para a electrooxidação do composto lipídico. A oxidação do composto activo foi efectuada em ensaios de electrólise a potencial anódico controlado empregando diferentes materiais de ânodo. A eficiência processual na degradação do ácido oleico foi avaliada pelo decaimento do pico de absorção óptica do composto por espectroscopia de UV/Vis. A toxicidade e biodegradabilidade dos compostos oxidados foi determinada em ensaios anaeróbios recorrendo a transdutores de pressão.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4781
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IberoAmer-EnergiaSolar-Vigo2004[1].pdf29,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID