Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47261

TítuloO homeschooling e a crítica à escola: hibridismos e (des)continuidades educativas
Outro(s) título(s)Homeschooling and the criticism of school: hybridisms and educational (dis)continuities
Autor(es)Ribeiro, Álvaro Manuel Chaves
Palhares, José Augusto
Palavras-chaveEnsino doméstico
Aprendizagens (não-formais e informais)
Educação familiar
Dinâmicas de escolarização
Subjetividades
Homeschooling
Non-formal an dinformal learning
Falimy education
Dynamics of mass schooling
Subjectivities
Data2017
RevistaPro-Posições
CitaçãoRibeiro, Álvaro Manuel Chaves & Palhares, José Augusto (2017). O homeschooling e a crítica à escola: hibridismos e (des)continuidades educativas. Pro-Posições, 28 (2), 57-84
Resumo(s)Desde os anos 1960, o homeschooling apresenta dinâmicas de crescimento atualizadas nos diagnósticos da crise do capitalismo e dos sistemas educativos. Por ser praticado por famílias próximas do progressismo libertário, do cristianismo conservador ou de outras inspirações axiológicas, a abordagem investigativa presente neste texto pressupôs romper com uma visão unívoca e alheia à sua diversidade e aos diferentes graus de (in)formalidade dos quotidianos educativos de crianças e de jovens que caracterizam este fenómeno educativo. Procura-se captar as especificidades do ensino doméstico (ED) em Portugal e a sua crescente expressão social e educacional e reflete-se sobre os sentidos das aprendizagens que ele encerra. Conclui-se que o ED parece ser contrário aos horizontes formativos da criança segundo o interesse da sociedade, sendo omisso sobre o seu papel na emancipação dos sujeitos. Confrontam-se a escola e o seu modo de funcionamento a partir do racional do ED, à procura de novas epistemologias e de novas linhas de pesquisa.
Since the 1960s, homeschooling has shown growth dynamics updated by the diagnosis of the crisis of capitalism and of educational systems. Because it is practiced by families close to libertarian progressivism, conservative Christianity, or other axiological inspirations, this paper’s approach sought to break with a univocal conception alien to its diversity and to the different degrees of (in)formality of the children’s and young people’s educational daily lives inherent to this educational practice. Therefore, this paper seeks to understand the specificities of Portuguese homeschooling and its increasing social and educational expression, and to reflect on the meanings of the learning it entails. Being unclear about its role on the emancipation of the subjects, homeschooling seems to be contrary to the educational horizons of the child according to the interests of the whole society. This paper confronts school and its way of functioning with the homeschooling rationale in order to search for new epistemologies and new lines of research.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47261
DOI10.1590/1980-6248-2016-0098
ISSN0103-7307
e-ISSN1980-6248
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pp
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro, A. & Palhares, J.A.-O Homeschooling e a crítica à escola_2017.pdf897,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID