Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46280
Título: | Entre mais e melhor escola: pode a cultura fazer a diferença? |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Excelência académica Escola democrática Cultura organizacional escolar |
Data: | 2017 |
Editora: | Conselho Nacional de Educação |
Citação: | Torres, Leonor L. (2017). Entre mais e melhor escola: Pode a cultura fazer a diferença? In José David Justino (Dir.) & Manuel Miguéis (Coord.). Lei de Bases do Sistema Educativo: Balanço e prospetiva – Volume I (pp. 465-480). Lisboa: CNE - Conselho Nacional de Educação. |
Resumo(s): | Retomando a ideia central que orientou a publicação Entre mais e melhor escola em democracia (Torres & Palhares, Orgs., 2014), propõe-se debater a missão da escola pública, tendo como referência dois pólos: i) o polo mais escola, ancorado nos princípios da igualdade de oportunidades, da inclusão e da justiça social, que privilegia a abertura da instituição escolar a novos públicos e a novos programas formativos, numa lógica de compromisso com a construção de uma cidadania democrática; ii) o polo melhor escola, focado na qualidade dos resultados, na promoção do mérito e da excelência académica, enquanto estratégias de gestão organizacional. Apontando para finalidades educativas distintas, estes dois cenários têm sido perspetivados ora como contraditórios, ora como passíveis de articulação. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46280 |
ISBN: | 978-989-8841-16-2 |
Versão da editora: | http://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1229-reformas-e-bases-da-educacao-legado-e-renovacao-1835-2009 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capítulo CNE 2017.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons