Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46034

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Patríciapor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.date.accessioned2017-06-22T08:53:16Z-
dc.date.available2017-06-22T08:53:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46034-
dc.description.abstractPara muitas crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, as tecnologias de apoio podem ser um interface de comunicação ajudando na funcionalidade, no controlo do meio envolvente e no domínio sócio afetivo, potenciando a aprendizagem e autonomia. Os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa estão a renovar-se e podem usufruir das possibilidades que a tecnologia oferece. Essa renovação acarreta desafios, mas também vantagens. Nesta investigação, cuja abordagem metodológica é quantitativa e exploratória, recorremos ao inquérito por questionário distribuído a nível nacional como instrumento de recolha de dados. Os sujeitos alvo foram os professores especializados a desempenhar funções em unidades de Educação Especial. O principal objetivo deste estudo foi conhecer a perspetiva dos professores no que se refere à utilização, potencialidades e condicionantes das tecnologias da informação na comunicação aumentativa e alternativa. Concluímos que os professores se preocupam em fazer formação regular e na área das tecnologias, ainda que nos cursos de formação inicial a mesma seja considerada insuficiente. São conhecedores da maioria das soluções tecnológicas apresentadas e são utilizadores assíduos de tecnologia na sala de aula, bem como de tecnologias de apoio para a Comunicação Aumentativa e Alternativa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapor
dc.subjectCAApor
dc.subjectNecessidades educativa especiaispor
dc.subjectTICpor
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: um estudo de caso em unidades de educação especialpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate8 a 10 de maio de 2017por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage1921por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Chalenges_2017_PP-MJG-AS.pdf5,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID