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TítuloA formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-Portugal
Outro(s) título(s)The 1st cycle elementary teacher training and the contributions of the integrated curriculum project: the outline of a Brazil-Portugal partnership
Autor(es)Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos M.
Palavras-chaveProjeto curricular integrado
Desenvolvimento curricular
Formação de professores
Integrated curriculum project
Curriculum development
Teacher training
DataDez-2015
EditoraEditora Universitária Leopoldianum
RevistaRevista Eletrônica Pesquiseduca
CitaçãoFelício, H. & Silva, C. (2015). A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Currricular Integrado - esboço de uma parceria Brasil-Portugal. Revista Electrônica PESQUISEDUCA, Vol. n.º 7, n.º 14, 309-331.
Resumo(s)Este trabalho analisa as contribuições do Projeto Curricular Integrado (PCI) na formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir de experiências desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Fundamentados nos pressupostos do currículo como projeto integrado, e no PCI como metodologia, construímos este estudo a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da análise documental e de grupos focais para recolha de informações. Ponderando as especificidades dos contextos, em termos de formação, em Portugal o trabalho com o PCI está incorporado em uma unidade curricular e, no Brasil, está alocado em iniciativas do programa de iniciação à docência. Enquanto contribuição para a formação, os académicos dos dois países indicam que o trabalho com o PCI permite: avançar na compreensão do currículo; ratificar a categoria ‘professor pesquisador’ como imprescindível na docência; suscitar a experiência do trabalho colaborativo; reconfigurar as ações pedagógicas na perspectiva de ‘atividades integradoras’. Assim, afirmamos que possibilitar ao futuro professor a experiência com o PCI é investir na melhoria do processo formativo, uma vez que o mesmo favorece a construção de competências profissionais necessárias às exigências do contexto escolar; o entendimento da relevância e significatividade dos processos de aprendizagem; a articulação da formação com os contextos de trabalho, conferindo sentido e relevância ao processo de formação profissional.
This paper evaluates the contributions of the integrated curriculum project (ICP) to 1st-cycle elementary teacher training by analyzing experiments developed in Brazil and Portugal. Based on the assumptions of curriculum as an integrated project and the ICP as a methodology, we have undertaken this study from a qualitative research approach, exploring document analysis and focused groups to gather information. Pondering the context specificities in training, in Portugal the work with the ICP is incorporated in a curriculum unit, whereas in Brazil it is found in initiatives of the initiation-toteaching program. As for the contributions to teacher training, the faculty from both countries state that the work with the ICP allows us to better understand curriculum, ratify the teacher-researcher category as indispensable in teaching, stimulate collaborative experiences, and redefine teaching actions as “integrating activities”. Thus, we affirm that enabling future teachers to experiment with the ICP is to invest in improving the teacher training process as it helps develop professional skills necessary to school demands, understand the relevance and meaningfulness of learning processes, and link teacher training to work contexts, thus granting meaning to professional training.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45710
ISSN2177-1626
Versão da editorahttp://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/550
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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