Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44211

TítuloA narrativa da liderança escolar em tempos performativos: notas críticas a partir do olhar dos alunos
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveProcessos de liderança
Produção de resultados
Performatividade
Leardership processes
School results
Performativity
DataOut-2016
EditoraFundação Francisco Manuel dos Santos
CitaçãoTORRES, Leonor L. (2016). A narrativa da liderança escolar em tempos performativos: notas críticas a partir do olhar dos alunos. In BURNS, Tracey; SEABRA, Teresa & TORRES; Leonor L. Organização da Rede Escolar. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, pp. 81-108 (ISBN: 978-989-8838-73-5)
Resumo(s)Situando-se no epicentro dos atuais debates científicos, a liderança escolar vem sendo objeto das mais diversas abordagens teórico-metodológicas. Apesar da inquestionável riqueza do património científico acumulado, subsistem algumas controvérsias em torno deste objeto, induzidas, em parte, pela dificuldade de estabelecer um diálogo interdisciplinar e um cruzamento entre as várias escalas de análise. Ao longo deste texto procurar-se-á refletir sobre algumas das principais tensões e contradições que têm marcado esta problemática, colocando à discussão outros olhares sobre o fenómeno. Por força de uma agenda política de feição neoliberal, a associação da liderança à melhoria dos resultados escolares tornou-se o eixo central das investigações, determinando rumos e enclausurando o fenómeno nas fronteiras ditadas pelas relações estritas entre as variáveis liderança-resultados. Muitos dos estudos produzidos focam apenas os supostos protagonistas da liderança, reproduzindo um olhar vertical, de cima (líder) para baixo (liderado). O ponto de vista dos alunos, enquanto sujeitos de aprendizagem e portadores de visões e disposições, não tem passado de um tópico marginal. Perspetivando a liderança como um processo socialmente construído e, portanto, resultado de uma interação dinâmica de fatores, internos e externos à escola, proponho uma reflexão sobre as diferentes racionalidades que cruzam o fenómeno, incluindo as perspetivas dos alunos. Numa altura em que as escolas são pressionadas à produção de resultados e à implementação de lideranças “fortes e eficazes”, interessa captar os sentidos que os estudantes atribuem a estas agendas, a forma como as incorporam nos seus quotidianos escolares e, correlativamente, como condicionam os processos de liderança.
Being the main focus of the modern scientific debates, school leadership has been the object of many theoretical-methodological approaches. Despite the unquestionable wealth of accumulated scientific heritage, some controversies remain surrounding this subject, partially inducted by the difficulty of establishing an interdisciplinary dialogue and a cross-reference between the different scales of analysis. Throughout this text, we will seek possibles reflections about some of the main tensions and contradictions that have been affecting the construction of this problem, as well as presenting different perspectives. Due to a neoliberal political agenda, the association between leadership and result improvement has been the spine of the main research, directing and confining this phenomenon to the borders dictated by strict relations between the leadership-result variables. Most of the research conducted focus only on the supposed protagonists of leadership, reproducing a vertical insight, from up (leader) to the bottom (led). The student’s point of view as agents of learning and carriers of perspectives and dispositions hasn’t been more than a marginal topic. Seeing leadership as a socially constructed process and, consequently, a result of dynamic factor interaction, internal and external to school, i proposo a reflexion on the different racionalities crossing the phenomenon, including the perspectives of students. In a time that that schools are pressured to present results and implement a “strong” and “efficient” leadership, it is of interest to capture the sutdent’s opinion, the way they incorporate it in their daly school life and, correlatively, how they influence the leadership processes.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44211
ISBN978-989-8838-73-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capítulo A narrativa da liderança escolar.pdf
Acesso restrito!
6,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID