Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43584
Título: | À descoberta do corpo humano: relato de uma experiência em creche e jardim de infância |
Autor(es): | Marques, Vanessa Sofia Oliveira |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Ciências Conhecimento do mundo Corpo humano Aprendizagem ativa Sciences Knowledge of the world Human body Active learning |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este relatório enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e apresenta o projeto de
intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizado
em dois contextos diferentes – creche e jardim-de-infância.
O projeto realizado – à descoberta do corpo humano – partiu do interesse manifestado
pelos grupos, após problemáticas surgidas no quotidiano. A partir destas, foram intencionalmente
planeadas atividades que possibilitaram responder aos interesses das crianças, ao mesmo tempo
que lhes provocava curiosidade e desejo de saber mais.
A metodologia utilizada inscreve-se na abordagem da investigação-ação, na medida em
que todo o processo foi sendo reajustado às diferentes necessidades, identificadas através da
observação e análise das circunstâncias, num ciclo de planificação, ação, observação e reflexão.
O relatório evidencia a forma como as crianças aprenderam sobre o seu corpo, a partir da
aprendizagem pela ação, na busca permanente de respostas para as suas questões.
Relativamente ao jardim-de-infância, as crianças descobriram alguns órgãos internos do corpo
humano e perceberam o seu funcionamento, contactando com novos vocábulos. Na creche, as
crianças realizaram novas descobertas relativamente à utilização dos seus sentidos, ao
experimentarem diversas explorações sensoriais. This report fits in master’s degree of Educação Pré-Escolar and presents the project of pedagogical intervention, developed in the scope of Prática de Ensino Supervisionada, made into different contexts – crèche and kindergarten. The project – discovering the human body – began with the interest that the groups showed, after problems that emerge in everyday life. From those, activities that served the best interest of the children while capturing their curiosity and desire to know more were planned. The used methodology subscribes to the investigation-action approach, in the measure that all the process was being readjusted to the different needs, identified through the observation and analysis of circumstances in a cycle of planning, action, observation and reflection. The report highlights the way that the children learn about their body, using learning by doing, were the child continuously searches for answers to his questions. Regarding the kindergarten, the children found out about some of the internal organs of the human body and understood the way they work, gaining new vocabulary. In crèche, the children made new discoveries regarding the use of their senses by trying several sensory experiments. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43584 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Sofia Oliveira Marques.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |