Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43584

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.contributor.authorMarques, Vanessa Sofia Oliveirapor
dc.date.accessioned2016-12-21T10:12:44Z-
dc.date.available2016-12-21T10:12:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43584-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractEste relatório enquadra-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e apresenta o projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizado em dois contextos diferentes – creche e jardim-de-infância. O projeto realizado – à descoberta do corpo humano – partiu do interesse manifestado pelos grupos, após problemáticas surgidas no quotidiano. A partir destas, foram intencionalmente planeadas atividades que possibilitaram responder aos interesses das crianças, ao mesmo tempo que lhes provocava curiosidade e desejo de saber mais. A metodologia utilizada inscreve-se na abordagem da investigação-ação, na medida em que todo o processo foi sendo reajustado às diferentes necessidades, identificadas através da observação e análise das circunstâncias, num ciclo de planificação, ação, observação e reflexão. O relatório evidencia a forma como as crianças aprenderam sobre o seu corpo, a partir da aprendizagem pela ação, na busca permanente de respostas para as suas questões. Relativamente ao jardim-de-infância, as crianças descobriram alguns órgãos internos do corpo humano e perceberam o seu funcionamento, contactando com novos vocábulos. Na creche, as crianças realizaram novas descobertas relativamente à utilização dos seus sentidos, ao experimentarem diversas explorações sensoriais.por
dc.description.abstractThis report fits in master’s degree of Educação Pré-Escolar and presents the project of pedagogical intervention, developed in the scope of Prática de Ensino Supervisionada, made into different contexts – crèche and kindergarten. The project – discovering the human body – began with the interest that the groups showed, after problems that emerge in everyday life. From those, activities that served the best interest of the children while capturing their curiosity and desire to know more were planned. The used methodology subscribes to the investigation-action approach, in the measure that all the process was being readjusted to the different needs, identified through the observation and analysis of circumstances in a cycle of planning, action, observation and reflection. The report highlights the way that the children learn about their body, using learning by doing, were the child continuously searches for answers to his questions. Regarding the kindergarten, the children found out about some of the internal organs of the human body and understood the way they work, gaining new vocabulary. In crèche, the children made new discoveries regarding the use of their senses by trying several sensory experiments.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectConhecimento do mundopor
dc.subjectCorpo humanopor
dc.subjectAprendizagem ativapor
dc.subjectSciencespor
dc.subjectKnowledge of the worldpor
dc.subjectHuman bodypor
dc.subjectActive learningpor
dc.titleÀ descoberta do corpo humano: relato de uma experiência em creche e jardim de infânciapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201275139por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Sofia Oliveira Marques.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID