Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43364

TitleRelação entre a velocidade e resistência aeróbia e a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário
Author(s)Silva, Inês Peixoto
Sousa, Susana Patrícia Simões
Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsCapacidades motoras condicionais
Resistência aeróbia
Velocidade
Caraterísticas empreendedoras
Conditional motor skills
Aerobic endurance
Speed
Entrepreneurial features
Issue date2016
PublisherLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.
Abstract(s)O empreendedor reúne várias características, evita riscos desnecessários, cria equipas, lidera como poucos, entre outras características que podem estar relacionadas com o sucesso desportivo (Silva, 2007). Objetivo: Relacionar as capacidades motoras condicionais velocidade e resistência aeróbia e a presença de caraterísticas empreendedoras em jovens escolares. Metodologia: Participaram 85 alunos (14-18 anos) de uma escola de pública do distrito de Braga. Para determinação da velocidade e resistência aeróbia utilizaram-se os protocolos do teste da milha, da bateria de testes Fitnessgram e teste de velocidade 40m do projeto Mega-Sprinter. Para a determinação das características empreendedoras dos alunos, utilizou-se um questionário retirado e adaptado de Silva (2007, p.12).Para verificar a associação entre as variáveis e o respetivo nível de significância recorremos ao teste Qui-quadrado. O nível de significância foi estabelecido em p<0,05. Resultados: Apesar de não se verificarem associações estatisticamente significativas a velocidade parece estar mais associada à caraterística “inspirar e motivar” no 10º ano e “sentido crítico e criativo” no 10º e 12º ano. No caso da resistência aeróbia, parece associar-se com maior evidência às caraterísticas “perseverança e vitalidade” e “trabalho ordenado e minucioso” (10º ano) e a caraterística “comunicar” (12º ano). Discussão: Acreditamos que as caraterísticas que mais se associam às capacidades motoras velocidade e resistência aeróbia são importantes para o seu sucesso, contudo são necessários estudos complementares, com maior número de participantes que nos permitam estabelecer associações significativas e assim compreender melhor de que forma as capacidades motoras se relacionam com o desenvolvimento do espírito empreendedor.
The entrepreneur brings together several features, avoids unnecessary risks, create teams, leads as a few, among other characteristics that may be related to the sportive success (Smith, 2007). Goal: Relate the conditional motor skills, speed and endurance and the presence of entrepreneurial characteristics in students. Methods: Participated 85 students (14-18 years) of public school of Braga. To determine the speed and endurance they used themile test protocols from Fitnessgram test battery and 40m Speed Test from Mega-Sprinter. To determine the entrepreneurial characteristics of students, we used a questionnaire taken away and adapted from Silva (2007, p.12).To determine the association between the variables and the significance level we use the chi-square test. The level of significance was defined as p<0.05. Results: Although not verify statistically significant associations, the speed seems to be more associated with the feature "Inspiring and Motivating" in the 10th year and "Critical Sense and creative" on the 10th and 12th year. In the case of aerobic endurance, it seems to be associated with greater evidence the features "Perseverance and Vitality" and "Ordained and Meticulous Work" (10th year) and the feature "Communicate" (12th year). Discussion: We believe that the features most associated with motor skills, speed and endurance are important to their success, but are necessary a further studies with a larger number of participants to enable us to establish significant associations and better understand how motor skills relate to the development of the entrepreneurial spirit.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43364
ISBN978-3-00-053685-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INES_RELAÇAO.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID