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https://hdl.handle.net/1822/42732
Título: | Desafios da avaliação psicológica com crianças e adolescentes em risco psicossocial |
Outro(s) título(s): | Challenges of the psychological evaluation of children and adolescents at psychosocial risk |
Autor(es): | Martins, Paula Cristina Oliveira, Vítor Hugo Pereira Tendais, Iva Alexandra Barbosa |
Palavras-chave: | Avaliação Risco psicossocial Investigação Crianças Adolescentes Evaluation Psychosocial risk Investigation Children Adolescents |
Data: | 2016 |
Citação: | Paula Cristina Martins; Oliveira, Vitor Hugo; Iva Tendais. Desafios da avaliação psicológica com crianças e adolescentes em risco psicossocial [Challenges of the psychological evaluation of children and adolescents at psychosocial risk], Trabalho apresentado em VII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, In Livro de actas do 7.º CIPCA, Lisboa, 2016. |
Resumo(s): | A investigação com crianças e adolescentes em risco psicossocial coloca múltiplos desafios que se estendem desde o desenho de investigação até à divulgação dos resultados. Questões éticas (e.g., proteção dos participantes, intrusão/privacidade, consentimento informado das crianças, gestão de informação e conteúdos sensíveis), metodológicas (ex. relação do investigador com as instituições, mortalidade da amostra e envolvimento, acesso e participação, preparação dos investigadores) e culturais (e.g., viés cultural dos instrumentos, risco de estigmatização, linguagem e literacia dos participantes) serão abordadas. Quando não atendidas, estas questões poderão comprometer a qualidade da investigação e dos dados obtidos. Neste workshop os participantes deverão identificar, refletir e discutir estas questões a partir de casos práticos, definindo um conjunto de práticas promotoras da ética e qualidade nos estudos com grupos socialmente vulneráveis. Metodologia: Através de casos práticos baseados na nossa experiência de investigação na área da pobreza infantil e da delinquência juvenil, serão partilhados e discutidos alguns dos desafios encontrados, inclusive os relacionados com o trabalho com equipas multidisciplinares e internacionais. Resultados: Capacitação dos participantes na identificação de questões relevantes na investigação com crianças e adolescentes em risco psicossocial, bem como a formulação de estratégias que otimizem a qualidade de investigações futuras. Conclusões: Através da partilha e reflexão este workshop poderá ser útil para profissionais com diferentes níveis de experiência de investigação. A prevenção de problemas e a aplicação de metodologias e práticas orientadas para a ética e qualidade são fundamentais para uma melhor investigação com e para as crianças e adolescentes em risco psicossocial. Research with children and adolescents at psychosocial risk poses multiple challenges that extent from the research design to the dissemination of results. Ethical (e.g., participant protection, intrusion/ privacy, children´s informed consent, management of sensitive information and contents), methodological (e.g.,relation of the researcher with institutions, sample mortality/engagement, access and participation, researcher´s training) and cultural (e.g., cultural bias of measures, stigmatization risk, language and literacy of participants) issues will be addressed. When not attended, this issues may compromise the quality of the investigation and obtained data. In this workshop participants must identify, reflect and discuss this issues starting from practical examples, defining a set of practices that promote the ethics and quality of studies with socially vulnerable groups. Methodology: Through practical examples emanating from our research experience in child poverty and juvenile delinquency, some of the challenges faced will be shared and discussed, including those relating to the work with multidisciplinary and international teams. Results: Capacitation of the participants in the identification of relevant issues in research with children and adolescents at psychosocial risk, as well as formulation of strategies that optimize the quality of future research projects. Conclusions: Through sharing and reflecting about research experiences, this workshop may be useful to professionals at different levels of research experience. Preventing problems and applying methods and practices oriented towards ethics and quality are fundamental for a better research with and for children and adolescents at psychosocial risk. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42732 |
Versão da editora: | http://actas.lis.ulusiada.pt/index.php/cipca/article/view/407/397 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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