Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/42431

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.contributor.authorBaptista, Adrianapor
dc.contributor.authorChoupina, Celdapor
dc.contributor.authorSantos, Sandrapor
dc.contributor.authorBrandão, Sarapor
dc.contributor.authorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorSilva, Carlapor
dc.contributor.authorFerreira, Albertinapor
dc.contributor.authorCosta, Lurdespor
dc.contributor.authorAzevedo, Helenapor
dc.contributor.authorCarvalho, Marisapor
dc.contributor.authorFreitas, Tâniapor
dc.contributor.authorChaves-Sousa, Sélipor
dc.contributor.authorCruz, Joanapor
dc.contributor.authorFernandes, Ildapor
dc.contributor.authorCosme, Maria do Céupor
dc.contributor.authorRodrigues, Brunapor
dc.date.accessioned2016-09-05T10:48:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-8619-22-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42431-
dc.description.abstract[Nota prévia] A plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação. As autoras-
dc.description.sponsorshipTrabalho financiado no Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014, tendo sido cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e pelo FEDER, através do COMPETE 2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01-0145-FEDER-007653).-
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Lusoinfo Multimédia-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectdificuldades na aprendizagem da leiturapor
dc.subjectavaliação e intervençãopor
dc.subjectcompreensãopor
dc.subjectfluênciapor
dc.subjectplataforma educativa onlinepor
dc.titleAinda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leiturapor
dc.typebookpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ainda estou a aprender_Ribeiro et al. 2016.pdfLivro3,82 MBAdobe PDFView/Open
Ainda estou a aprender_Anexos.zipAnexos334,67 MBUnknownView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID