Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42156
Título: | Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação |
Outro(s) título(s): | Environmental education and education for sustainable development in the training of education graduates Educación ambiental y para el desarrollo sostenible en la formación de graduados en educación |
Autor(es): | Leite, Laurinda Dourado, Luís |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação para o desenvolvimento sustentável Conceções Expectativas Ensino superior Environmental education Education for sustainable development Conceptions Expectations Higher education Educación ambiental Educación para el desarrollo sostenible Concepciones Enseñanza superior |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
Revista: | Comunicações |
Citação: | Leite, L. & Dourado, L. (2015). Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação. Comunicações, 2(2), 285-307. |
Resumo(s): | Os documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais
têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação
Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo
que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar
os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes
destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década
das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação,
em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu
na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento
Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após
a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam
capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como
de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação
que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação
das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões
a abordar em uma disciplina de EDS. Documents produced within the scope of several international conferences have enhanced the importance of universities with regard to the promotion of Environment Education (EE) and Education for Sustainable Development (ESD). According to those documents, universities should develop research on those domains as well as reorganize their curricula in order to include those issues. In order to attend those guidelines which are stressed by the documents that support the United Nations Declaration on ESD, several universities have put into practice that recommendation by creating some courses on those issues. In Portugal, this has happened at the University of Minho that included a course on Education and Sustainable Development in the undergraduate programme in Education. The goal is that students that graduate from this programme are able to diagnose socioeconomic and environmental problems as well as to critically analyse and design educational actions to reduce or prevent them. The research reported in this paper aims at analysing the evolution of students’ conceptions on EE and on ESD, as well as the fulfillment of their expectations regarding the questions to be approached in an under graduation ESD course. Los documentos producidos en el ámbito de diversas conferencias internacionales han evidenciado la importancia de las universidades en la promoción de la Educación Ambiental (EA) y de la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS), sugiriendo que deben, por un lado, desarrollar investigación en estos dominios y, por otro, reorientar los planos de estudio de sus titulaciones, de forma a incluir estas temáticas. En función de estas orientaciones, reforzadas por los documentos que sustentan la proclamación de la Década de las Naciones Unidas para la EDS, diversas universidades implementaron esa recomendación en algunas carreras, creando asignaturas en esas áreas. En Portugal, eso sucedió en la Universidade do Minho, al incluir la asignatura de Educación y Desarrollo Sostenible en el currículo de la Licenciatura en Educación. Se pretende que, los estudiantes – futuros Técnicos Superiores de Educación, sean capaces de efectuar el diagnóstico de problemas socioeconómicos y ambientales, así como de analizar y proponer acciones educativas capaces de minimizarlos y/o evitarlos. La investigación que aquí se relata analiza la evolución de las concepciones sobre EA y EDS, bien como la satisfacción de las expectativas de los estudiantes de aquella carrera frente a las cuestiones a abordar en una asignatura de EDS. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42156 |
ISSN: | 0104-8481 |
e-ISSN: | 2238-121X |
Versão da editora: | The original publication is available at www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2388 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leite & Dourado (2015).pdf | 846,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |