Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42156

TítuloEducação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
Outro(s) título(s)Environmental education and education for sustainable development in the training of education graduates
Educación ambiental y para el desarrollo sostenible en la formación de graduados en educación
Autor(es)Leite, Laurinda
Dourado, Luís
Palavras-chaveEducação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Conceções
Expectativas
Ensino superior
Environmental education
Education for sustainable development
Conceptions
Expectations
Higher education
Educación ambiental
Educación para el desarrollo sostenible
Concepciones
Enseñanza superior
Data2015
EditoraUniversidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
RevistaComunicações
CitaçãoLeite, L. & Dourado, L. (2015). Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação. Comunicações, 2(2), 285-307.
Resumo(s)Os documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação, em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões a abordar em uma disciplina de EDS.
Documents produced within the scope of several international conferences have enhanced the importance of universities with regard to the promotion of Environment Education (EE) and Education for Sustainable Development (ESD). According to those documents, universities should develop research on those domains as well as reorganize their curricula in order to include those issues. In order to attend those guidelines which are stressed by the documents that support the United Nations Declaration on ESD, several universities have put into practice that recommendation by creating some courses on those issues. In Portugal, this has happened at the University of Minho that included a course on Education and Sustainable Development in the undergraduate programme in Education. The goal is that students that graduate from this programme are able to diagnose socioeconomic and environmental problems as well as to critically analyse and design educational actions to reduce or prevent them. The research reported in this paper aims at analysing the evolution of students’ conceptions on EE and on ESD, as well as the fulfillment of their expectations regarding the questions to be approached in an under graduation ESD course.
Los documentos producidos en el ámbito de diversas conferencias internacionales han evidenciado la importancia de las universidades en la promoción de la Educación Ambiental (EA) y de la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS), sugiriendo que deben, por un lado, desarrollar investigación en estos dominios y, por otro, reorientar los planos de estudio de sus titulaciones, de forma a incluir estas temáticas. En función de estas orientaciones, reforzadas por los documentos que sustentan la proclamación de la Década de las Naciones Unidas para la EDS, diversas universidades implementaron esa recomendación en algunas carreras, creando asignaturas en esas áreas. En Portugal, eso sucedió en la Universidade do Minho, al incluir la asignatura de Educación y Desarrollo Sostenible en el currículo de la Licenciatura en Educación. Se pretende que, los estudiantes – futuros Técnicos Superiores de Educación, sean capaces de efectuar el diagnóstico de problemas socioeconómicos y ambientales, así como de analizar y proponer acciones educativas capaces de minimizarlos y/o evitarlos. La investigación que aquí se relata analiza la evolución de las concepciones sobre EA y EDS, bien como la satisfacción de las expectativas de los estudiantes de aquella carrera frente a las cuestiones a abordar en una asignatura de EDS.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42156
ISSN0104-8481
e-ISSN2238-121X
Versão da editoraThe original publication is available at www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2388
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Leite & Dourado (2015).pdf846,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID