Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41969
Título: | Microbiologia no 1.º ciclo do ensino básico: Uma proposta de atividade experimental sobre higiene das mãos |
Outro(s) título(s): | Microbiology in primary school: A proposal of experimental activity on hand hygiene |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Mafra, Paulo Lima, Nelson |
Palavras-chave: | Educação para a saúde Microrganismos Ensino Básico Ensino fundamental Ensino primário Health Education Microorganisms Hand hygiene Basic education Fundamental education Primary science |
Data: | 2015 |
Editora: | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) |
Citação: | Carvalho, G.S., Mafra, P. & Lima, N. (2015). Microbiologia no 1.º ciclo do ensino básico: uma proposta de atividade experimental sobre higiene das mãos. In:Anais X ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Águas de Lindoia, São Paulo, Brasil, 24-27 novembro 2015. |
Resumo(s): | Com o objetivo de promover o ensino experimental da microbiologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), implementou-se uma proposta de educação para a saúde centrada na higiene das mãos. Esta atividade prática foi desenvolvida com 16 alunos de Bragança, Portugal, que frequentavam o 4.º ano do 1.º CEB e centrou-se na questão-problema: Porque devemos lavar as mãos antes das refeições? Os resultados mostraram que os alunos passaram a reconhecer que têm bactérias nas mãos e verificaram a eficácia do processo de lavagem das mãos. Compreenderam ainda que algumas bactérias podem ser responsáveis por doenças, especialmente se não lavarem as mãos antes das refeições. Concluiu-se que esta atividade poderá ajudar as crianças, logo no 1.º CEB, através de uma forma autónoma e responsável, a entender a importância da lavagem das mãos, para que não seja associada apenas a um comportamento socialmente correto ou a uma simples regra a cumprir. In order to promote experimental teaching of microbiology in primary school, a proposal on health education focused on hand hygiene was implemented. This practical activity was developed with 16 students of Bragança, Portugal, enrolled in the 4th year of primary school and focused on the question-problem: “Why should we wash our hands before meals?”. The results showed that pupils have come to recognize that they have bacteria on their hands and verified the effectiveness of the hand washing process. They also understood that some bacteria can be responsible for diseases, especially if they do not wash their hands before meals. It was concluded that this activity can help children as early as the primary school, through an autonomous and responsible manner, to understand the importance of hand washing, so that they see this procedure beyond the socially correct behavior or a simple rule to fulfill. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41969 |
ISSN: | 1809-5100 |
Versão da editora: | http://www.xenpec.com.br/anais2015/listaresumos.htm |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENPEC-2015_Microbiol-maos.pdf | 77,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |