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https://hdl.handle.net/1822/39650
Título: | Crianças referenciadas e em residências de acolhimento no distrito de Braga: risco familiar |
Autor(es): | Cruz, Judite Zamith Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Crianças Acolhimento Risco familiar |
Data: | Out-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Zamith-Cruz, J. & Anastácio, Z. (2015). Crianças Referenciadas e em Residências de Acolhimento no Distrito de Braga: risco familiar. In Z. Anastácio (Coord.). Atas do Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, pp. 241-256 |
Resumo(s): | Pela repercussão de determinadas famílias serem estigmatizadas, considerando-se “disfuncionais” ou “desestruturadas” (Furniss, 1991; Marvasti, 1995), tivemos como objetivos favorecer a identificação de fatores socioculturais (e de estrutura familiar) e discriminar indicadores de mal-estar e risco familiar. Com uma metologia qualitativa, num contexto de investigação-ação (Bryman, 2008; Denzin & Lincoln, 2005), junto de crianças referenciadas para acolhimento institucional foi utilizado por estudantes de ensino superior um guião, para entrevistas individuais, face a face e semiestrutruradas (Harrison, Geddens, & Sharpe, 2006). Selecionamos para a amostra crianças a viverem em Centros de Acolhimento Temporário (CAT), incluindo-se 7 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Para análise dos dados recolhidos recorremos a metodologias visuais e de análise de discurso (Rose, 2005). Os resultados permitiram-nos identificar crises familiares graves e outras mudanças aludidas constatando-se ser desenhada a “pessoa especial” e uma família (Corman, 1967; Font, 1978). Os diálogos sobre as circunstâncias e atividades do quotidiano, revelaram que o insucesso escolar é uma manifestação de preocupação de quem tenta incentivar os mais novos na procura de amizades, na construção de uma maior autonomia, estabelecendo-lhes limites de conduta e apoio na criação de objetivos e nos seus esforços para dominarem a agressividade. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39650 |
ISBN: | 978-972-8952-37-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Atas_CESMEMI_ZamithCruz&Anastacio.pdf | 224,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |