Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39636
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho, Susana | por |
dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | por |
dc.date.accessioned | 2016-01-22T15:39:52Z | - |
dc.date.available | 2016-01-22T15:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-03 | - |
dc.identifier.citation | Marinho, S. & Anastácio, Z. (2015). Conceções de Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre Sexualidade e Educação Sexual. In Z. Anastácio (Coord.). Atas do Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, pp. 107-123 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-37-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/39636 | - |
dc.description.abstract | Nesta investigação procuramos averiguar as conceções e necessidades de alunos do 1.ºCEB sobre sexualidade e educação sexual (ES), como ponto de partida para delinear intervenções adequadas. Construímos e validámos um questionário, que aplicámos a alunos de 3.º e 4.º anos de escolaridade de um agrupamento de escolas do concelho do Porto. Responderam 96 alunos (45 raparigas e 51 rapazes), cuja média de idades foi de 8.95 anos. Destes, 52 frequentavam o 3.º ano e 44 o 4.º ano. Os dados obtidos foram tratados e analisados com o programa SPSS. Sobre o papel que a ES pode desempenhar no desenvolvimento das crianças, a maioria dos alunos considerou que: “conhecer o corpo é importante para crescer saudável”; “conhecermo-nos a nós e aos outros ajuda a sermos mais amigos”; “nem sempre os meus amigos sabem o que é melhor para mim”; “conhecer o corpo torna-nos mais responsáveis”. As raparigas concordaram mais com esta afirmação. Verificámos que os alunos atribuem importância ao papel da escola na ES, pois, na sua maioria, consideraram que: “a escola é um local onde posso fazer perguntas sobre o corpo e o nascimento dos bebés à vontade”, “os professores sabem responder às minhas perguntas sobre o corpo e o nascimento dos bebés” e “gostava de participar em mais atividades sobre o corpo e o nascimento de bebés na escola”. Foram os alunos de 3.º ano que mais concordaram com estas afirmações. A maioria dos alunos (81%) referiu que gostaria que fossem os professores a falar sobre o corpo e o nascimento dos bebés, em detrimento dos amigos, pai e psicólogo escolar. Os alunos do 3.º ano concordaram mais com os professores como responsáveis pela ES e as raparigas concordaram menos com o pai. Estes resultados devem ser considerados na elaboração de projetos de ES, para conseguirmos intervenções eficazes junto do público-alvo. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Projeto CESMEMI (Ref.ª FCT: PTDC/CPE-CED/120404/2010), QREN - COMPETE | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/120404/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação Sexual | por |
dc.subject | Ensino Básico | por |
dc.subject | Questionário | por |
dc.title | Conceções de alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre sexualidade e educação sexual | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 06 Mar. 2015 – 07 Mar. 2015 | - |
oaire.citationStartPage | 107 | por |
oaire.citationEndPage | 123 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas_CESMEMI_Marinho&Anastacio2.pdf | 315,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |