Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39636

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Susanapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2016-01-22T15:39:52Z-
dc.date.available2016-01-22T15:39:52Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.citationMarinho, S. & Anastácio, Z. (2015). Conceções de Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre Sexualidade e Educação Sexual. In Z. Anastácio (Coord.). Atas do Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, pp. 107-123por
dc.identifier.isbn978-972-8952-37-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39636-
dc.description.abstractNesta investigação procuramos averiguar as conceções e necessidades de alunos do 1.ºCEB sobre sexualidade e educação sexual (ES), como ponto de partida para delinear intervenções adequadas. Construímos e validámos um questionário, que aplicámos a alunos de 3.º e 4.º anos de escolaridade de um agrupamento de escolas do concelho do Porto. Responderam 96 alunos (45 raparigas e 51 rapazes), cuja média de idades foi de 8.95 anos. Destes, 52 frequentavam o 3.º ano e 44 o 4.º ano. Os dados obtidos foram tratados e analisados com o programa SPSS. Sobre o papel que a ES pode desempenhar no desenvolvimento das crianças, a maioria dos alunos considerou que: “conhecer o corpo é importante para crescer saudável”; “conhecermo-nos a nós e aos outros ajuda a sermos mais amigos”; “nem sempre os meus amigos sabem o que é melhor para mim”; “conhecer o corpo torna-nos mais responsáveis”. As raparigas concordaram mais com esta afirmação. Verificámos que os alunos atribuem importância ao papel da escola na ES, pois, na sua maioria, consideraram que: “a escola é um local onde posso fazer perguntas sobre o corpo e o nascimento dos bebés à vontade”, “os professores sabem responder às minhas perguntas sobre o corpo e o nascimento dos bebés” e “gostava de participar em mais atividades sobre o corpo e o nascimento de bebés na escola”. Foram os alunos de 3.º ano que mais concordaram com estas afirmações. A maioria dos alunos (81%) referiu que gostaria que fossem os professores a falar sobre o corpo e o nascimento dos bebés, em detrimento dos amigos, pai e psicólogo escolar. Os alunos do 3.º ano concordaram mais com os professores como responsáveis pela ES e as raparigas concordaram menos com o pai. Estes resultados devem ser considerados na elaboração de projetos de ES, para conseguirmos intervenções eficazes junto do público-alvo.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Projeto CESMEMI (Ref.ª FCT: PTDC/CPE-CED/120404/2010), QREN - COMPETEpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/120404/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Sexualpor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectQuestionáriopor
dc.titleConceções de alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre sexualidade e educação sexualpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate06 Mar. 2015 – 07 Mar. 2015-
oaire.citationStartPage107por
oaire.citationEndPage123por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucionalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationCongresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucionalpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas_CESMEMI_Marinho&Anastacio2.pdf315,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID