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TítuloStudents’ perceptions of competencies by the end of a masters’ degree
Outro(s) título(s)Perceções de competências: um estudo com alunos finalistas de mestrado
Autor(es)Monteiro, Sílvia
Almeida, Leandro S.
Aracil, Adela G.
Palavras-chaveEnsino superior
Empregabilidade
Competências
Crenças pessoais
Transição para o mercado de trabalho
Higher education
Employability
Competencies
Self-beliefs
Transition to workplace
DataJul-2015
EditoraUniversidade do Minho
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoMonteiro, S., Almeida, Leandro S., Aracil, Adela G.(2015). Students’ perceptions of competencies by the end of a masters’ degree Perceções de competências: um estudo com alunos finalistas de mestrado. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 2(1).
Resumo(s)Os modelos atuais de empregabilidade, abrangentes e complexos, incluem não apenas o conjunto de competências técnicas e transversais necessárias à integração no mercado de trabalho, mas consideram também uma componente subjetiva que integra as crenças e atitudes individuais. Apresentam-se os resultados preliminares de um estudo centrado nas perceções de competências e preparação para o mercado de trabalho, realizado com 214 alunos, finalistas de mestrado. Os resultados obtidos apontam para uma elevada correlação entre competências práticas, competências de empregabilidade, preparação e expectativas de sucesso na transição para o trabalho. Realça-se ainda a importância da integração de uma componente prática nos currículos educativos.
Current models of employability are rather broad and complex, including not only a set of skills as determinant factors in employability, but also a subjective dimension that considers individual self-beliefs and attitudes. This study presents the preliminary results of a research project focused on the factors that impact employability with 214 participants, senior students taking a masters’ degree. Results pointed to a closer interconnection between the practical competencies, employability competencies, preparedness to work transition, and expectations of success. These findings stress the importance of a stronger practical component in the curriculum, as a way to promote employability.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39477
DOI10.17979/reipe.2015.2.1.932
ISSN1138-1663
2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/viewFile/932/pdf_5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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