Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39477
Título: | Students’ perceptions of competencies by the end of a masters’ degree |
Outro(s) título(s): | Perceções de competências: um estudo com alunos finalistas de mestrado |
Autor(es): | Monteiro, Sílvia Almeida, Leandro S. Aracil, Adela G. |
Palavras-chave: | Ensino superior Empregabilidade Competências Crenças pessoais Transição para o mercado de trabalho Higher education Employability Competencies Self-beliefs Transition to workplace |
Data: | Jul-2015 |
Editora: | Universidade do Minho |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citação: | Monteiro, S., Almeida, Leandro S., Aracil, Adela G.(2015). Students’ perceptions of competencies by the end of a masters’ degree Perceções de competências: um estudo com alunos finalistas de mestrado. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 2(1). |
Resumo(s): | Os modelos atuais de empregabilidade, abrangentes e complexos, incluem não apenas o conjunto de
competências técnicas e transversais necessárias à integração no mercado de trabalho, mas consideram também uma componente subjetiva que integra as crenças e atitudes individuais. Apresentam-se os resultados preliminares de um estudo centrado nas perceções de competências e preparação para o mercado de trabalho, realizado com 214 alunos, finalistas de mestrado. Os resultados obtidos apontam para uma elevada correlação entre competências práticas, competências de empregabilidade, preparação e expectativas de sucesso na transição para o trabalho. Realça-se ainda a importância da integração de uma componente prática nos currículos educativos. Current models of employability are rather broad and complex, including not only a set of skills as determinant factors in employability, but also a subjective dimension that considers individual self-beliefs and attitudes. This study presents the preliminary results of a research project focused on the factors that impact employability with 214 participants, senior students taking a masters’ degree. Results pointed to a closer interconnection between the practical competencies, employability competencies, preparedness to work transition, and expectations of success. These findings stress the importance of a stronger practical component in the curriculum, as a way to promote employability. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39477 |
DOI: | 10.17979/reipe.2015.2.1.932 |
ISSN: | 1138-1663 2386-7418 |
Versão da editora: | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/viewFile/932/pdf_5 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_SilviaLeandroAdela.pdf | 243,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |