Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39319

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Patriciapor
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereirapor
dc.date.accessioned2016-01-10T23:56:57Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationSampaio, P., & Coutinho, C. P. (2015). O professor como construtor do currículo: integração da tecnologia em atividades de aprendizagem de matemática. Revista Brasileira de Educação, 20 (62), 635-661. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206205por
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39319-
dc.description.abstractO desenvolvimento profissional dos professores de matemática, por meio de progra¬mas nacionais e formações contínuas, deve proporcionar experiências que envolvam investigação, pensamento, planeamento, prática e reflexão. No caso da tecnologia, não nos devemos focar nas ferramentas em si, mas no modo como são usadas pelos docentes em contexto de sala de aula. Existem taxonomias de atividades de apren¬dizagem baseadas no conteúdo assentes na ideia do professor como construtor do currículo, que, para integrar com sucesso a tecnologia educativa nas aulas, desenvolve o conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo (TPACK), e apresenta-se a de matemática. Desse modo, reflete-se, por meio de vários estudos nacionais e internacionais, que as tecnologias deverão ser usadas pelos professores de acordo com objetivos, conteúdos e pedagogias específicas para terem um efeito positivo na aprendizagem dos alunos sobre as atividades baseadas no conteúdo que melhor se enquadram com essas tecnologias.por
dc.description.abstractLifelong training of Mathematics’ teachers, through national programs and teachers training, should provide experiences that involve teachers in research, thinking, planning, practice and reflection. In the specific case of technology, we shouldn’t focus only at tools itself, but the way it’s used by teachers with their students. Based at the idea of the teacher as builder of curriculum that develops technological pedagogical and content knowledge (TPACK) to integrate successfully the educational technology into the classroom, there are content based learning activities taxonomies and we present the one connected to Mathematics. Thus, we think, through several national and international studies, what technologies should be used by teachers according to objectives, content and specific pedagogies to have a positive effect in students learning and what content based activities best fits with it.por
dc.description.abstractEl desarrollo profesional de los profesores de Matemáticas, a través de programas y formaciones continúas, debe proporcionar experiencias que incluyan investigación, pensamiento, planeamiento, práctica y reflexión. En el caso de la tecnología, no debemos enfocarnos en el tipo de tecnología pero sobretodo en el modo como es utilizada por los profesores en el contexto del aula. Basado en la idea del profesor como creador del currículo, que para integrar con éxito la tecnología educativa, desarrolla el conocimiento pedagógico y tecnológico del contenido (TPACK), existen taxonomías de actividades de aprendizaje basadas en el contenido, presentándose la de Matemática. Así, se refleja a través de varios estudios nacionales e internacionales, lo que las tecnologías deben ser usadas según los objetivos, contenidos y pedagogías específicas para tener un efecto positivo en el aprendizaje de los estudiantes y cuáles son las actividades basadas en el contenido que mejor se encuadran.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.description.sponsorshipFCT (Bolsa de Doutoramento)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectTPACKpor
dc.subjectAtividades aprendizagempor
dc.subjectEducational technologypor
dc.subjectearning activities.por
dc.subjectla tecnología educativa;por
dc.subjectActividades de Aprendizajpor
dc.subjectLearning activitiespor
dc.titleO professor como construtor do currículo: integração da tecnologia em atividades de aprendizagem de matemáticapor
dc.title.alternativeTeacher as curriculum builder: integration of technology in learning activities of mathematiceng
dc.title.alternativeEl profesor como creador del currículo: integración de tecnologías en actividades de aprendizaje de matemáticasspa
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage635por
oaire.citationEndPage661por
oaire.citationIssue62por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Educaçãopor
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782015206205por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Texto 4 RBE 62 - 126566-RBEDU-3209.pdf
Acesso restrito!
499,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID