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TítuloPerceções de profissionais acerca dos benefícios da utilização da entrevista baseada nas rotinas no apoio às famílias em intervenção precoce
Autor(es)Sousa, Andreia Fernandes de
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveIntervenção precoce
Práticas centradas na família e na comunidade
Entrevista baseada nas rotinas
Perceções de profissionais de IP
Early intervention
Community and family-centered practice
Routines-based interview
Perceptions of eI professionals
Data2015
Resumo(s)O presente estudo teve como finalidade: conhecer, compreender e sistematizar as perceções de profissionais acerca dos benefícios da utilização da Entrevista Baseada nas Rotinas (EBR) no apoio às famílias em Intervenção Precoce (IP). Para esse fim, e de acordo com a metodologia qualitativa, os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a seis profissionais que integram as Equipas Locais de IP (ELI), com pelo menos 2 anos de experiencia na IP; que realizaram o Curso de Formação creditada “Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas Rotinas: Como Promover a Participação da Família”; e com experiência de utilização da EBR. Os resultados obtidos permitem concluir que os profissionais ainda não decidiram um momento especifico de implementação da EBR. A equipa salvaguarda que o profissional que implementa, independentemente do profissional que o ajuda, tem formação específica em intervenção baseada nas rotinas. As participantes confessam que existe dificuldade em aceitar, apesar da formação e da experiência em implementar a EBR, as prioridades da família, e em posteriormente focar a intervenção nessas prioridades. E que ainda não estão a definir objetivos funcionais, embora refiram que existe essa preocupação. As participantes referem: a necessidade de mais tempo e de mais recursos humanos para fazer a aplicação da EBR e a dificuldade em estabelecer com a família um dia, uma hora e um local compatível para a sua aplicação. Salientam também a necessidade de as formações serem acessíveis a todos os profissionais da ELI para que haja uma melhor adequação do trabalho em equipa e das práticas de apoio às famílias. Aludem que a EBR facilita e otimiza a participação da família em todo o processo de apoio e que ajuda a identificar e a implementar os objetivos que são prioritários para a família.
This study aims to perceive, understand and systematize the perceptions of professionals regarding the benefits of using Routine-Based Interviews (RBI) in the support of families involved in Early Intervention programs (EI). Therefore, and according to qualitative methodology, data were collected through semi-structured interviews to six IP professionals with at least 2 years experience in EI and, with experience in the use of RBI, who conducted the training course on Routine Based Practices of Early Intervention: How to Promote Family Participation. The results indicate that professionals have still not yet decided on a specific time for the implementation of RBI. However, the team safeguarded what the professional intended to implement, regardless of their help and, have specific training in intervention based on routines. The participants confess that this is difficult to accept, despite the professional’s training and experience necessary for the implementation of RBI, family priorities and then, focus that intervention on these priorities. Furthermore, they are still not applying the functional objectives, although they state that this is a cause for concern. The participants also confirm that there is a need for more time and more human resources and, that it is difficult to establish a specific day or time to carry out interviews with families and also, a compatible site for their application. Furthermore, they highlight the need for training to be made available to all professionals so that there will be better cooperation within teams and more practical support to families. Therefore, RBI facilitates and optimizes family participation in the whole process of support, and helps to identify and implement the goals which are of major importance to families.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38392
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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