Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38119
Título: | Diferenças de género no raciocínio e no autoconceito em alunos com talento académico |
Autor(es): | Miranda, Lúcia C. Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Diferenças de género Talento académico Raciocínio Autoconceito Gender differences Academic talent Reasoning Self - concept |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud |
Revista: | Talincrea: Talento, Inteligencia y Creatividad |
Resumo(s): | Na literatura constata-se que não são conclusivos os estudos efetuados acerca das diferenças entre rapazes e raparigas na realização de provas que avaliam as diversas variáveis psicológicas. Para além de eventuais dificuldades resultantes do tipo de testes utilizados, é também questionado as amostras consideradas nos estudos. No caso concreto deste estudo, a amostra é constituída por um grupo de 135 alunos academicamente talentosos do 5º ano de escolaridade (71 rapazes e 64 raparigas), com um rendimento académico situado no percentil 80, e analisam-se eventuais diferenças de género em provas de raciocínio e autoconceito. Nas provas de raciocínio, nenhuma diferença tem significado estatístico, sendo na prova de raciocínio numérico que ocorre a diferença mais elevada e é favorável às alunas. Nas dimensões do auto conceito observa-se uma diferença com significado estatístico na dimensão de ansiedade, mostrando as alunas níveis mais moderados de ansiedade ou a sua melhor gestão. Sendo frequentes tais diferenças quando se consideram amostras heterogéneas de alunos, os resultados deste estudo apontam para uma não diferenciação dos desempenhos e das autoavaliações dos alunos segundo o género quando se consideram os alunos com elevado rendimento académico. In the literature it appears that are not conclusive studies about the differences between boys and girls in tests scores that assess the various psychological variables. In addition to any difficulties arising from the type of tests used, is also questioned the samples considered in the studies. In the case of this study, the sample consists of a group of 135 academic talented students from 5th grade (71 boys and 64 girls) with an academic achievement located in the 80th percentile, and it will be analyzed possible gender differences in reasoning and self-concept tests. In the reasoning tests, no difference has statistical significance, being the numerical reasoning test that is the highest difference and is favorable to girls. The dimensions of the self-concept present a statistically significant difference in the level of anxiety, showing more moderate levels of anxiety or better management in girls. Being frequent such differences when considering heterogeneous samples of students, the results of this study point to a lack of gender differentiation of students performances and self-assessments when considering students with high academic performance. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38119 |
Versão da editora: | http://www.talincrea.cucs.udg.mx/articulo/diferencas-de-genero-no-raciocinio-e-no-autoconceito-em-alunos-com-talento-academico |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_Diferencias de género_LúciaLeandroTalincrea.pdf | 403,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |