Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38092

TítuloQue música ouvimos? Estudo exploratório com crianças em contexto de creche, pré-escolar e familiar
Autor(es)Ferreira, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos
Orientador(es)Pacheco, António
Palavras-chaveEducação de infância
Música
Educação
Cultura
Tipologias musicais
Childhood education
Music
Education
Culture
Musical types
Data2015
Resumo(s)O presente relatório, resultado da Prática de Ensino Supervisionada, incluída no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, narra o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, delineado e consolidado nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, no Centro Social das Taipas. Tem como título: Que Música Ouvimos? Estudo Exploratório com Crianças em Contexto de Creche, Pré- Escolar e Familiar. O tema do projeto foi escolhido e desenhado após o período de observação, e os objetivos consistiam em: identificar tipologias musicais na Creche no Pré-Escolar e em casa; refletir sobre a música como um produto cultural e social do ser humano; explorar diferentes sons incutindo o gosto pela música. Pretendi criar um ambiente musical rico em estímulos, proporcionando oportunidades de escuta e exploração diversificadas, onde pelas reações das crianças e pelo diálogo estabelecido com as educadoras, conseguisse responder à questão do projeto no que se refere aos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. No que concerne à metodologia de investigação, o trabalho aproximou-se a um Estudo Exploratório e os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: notas de campo, registo fotográfico; foram, também, aplicados questionários aos pais com o objetivo de conhecer a música que ouvem no contexto familiar. No que se refere aos dados obtidos constatou-se que a música Infantil e o Pop/Rock são as tipologias musicais mais ouvidas nos contextos de Creche, de Educação Pré-Escolar e Familiar, e que a tipologia Popular/Tradicional não é do conhecimento do grupo no contexto de Creche, e o Jazz no contexto de Educação Pré-Escolar, assim como no familiar. Ao longo da implementação do projeto, as crianças estiveram sempre motivadas e envolvidas nas atividades com grande entusiasmo, o que demonstra o seu interesse e contentamento na concretização das mesmas.
The following report is the result of the Supervised Teaching Practice, included in the Master's study plan of Pre-School Education by the Institute of Education, University of Minho. It tells the development and evaluation of the intervention project, delineated and consolidated in the context of Day Nursery and Pre-school Education on Taipas’s Social Centre. Entitled: What Music Do We Hear? Exploratory Study with Children in Nursery, Pre-school and Familiar Context. The subject of this project was chosen and developed after an observation period, and it main purposes were: to identify musical types in the Day Nursery, in Preschool and at home; to think about music as a cultural and social product of the human being; to explore different sounds teaching children to love music. I aimed to create a musical environment full of motivations that could provide not only different listening and development opportunities, but also, through children’s reactions and the dialogue with the teachers, to answer the question of this project. Regarding the research methodology, the project came into an exploratory study and data collection tools were: field notes, photographic records; were also made some questionnaires to the parents in order to discover the music they hear in the family context. Concerning the obtained data, we realized that the Child Music and Pop / Rock were the most listened types in the Day Nursery, Pre-School Education and Family contexts, and, in other hand, that the Nursery group do not know Traditional type as well as the Jazz type in the preschool education and family contexts. Throughout the development of this project, children were always motivated and involved in activities with great enthusiasm, which proves their interest and satisfaction in their achievement.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38092
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria de Fátima Rodrigues dos Santos Ferreira.pdf3,61 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS-relatório final.pdf444,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID